Vá de Cultura
Publicidade

Conheça 7 sites incríveis para ler livros online de graça

Ler livros online
Publicidade

Ler livros online tornou-se um hábito entre os leitores brasileiros. A internet ajuda, claro, e os novos formatos como os e-books (livros digitais), por exemplo, também vieram para contribuir com o acesso à informação. Embora muita gente queira saber como ler livros online, há várias dúvidas em torno do assunto. É uma prática legal? É ilegal? Existem sites ou bibliotecas online realmente significativos? Tiraremos todas essas dúvidas neste artigo. Continue lendo.

Abaixo você confere uma lista com 7 sites para ler livros online de graça

Há um tempo escrevemos um artigo sobre sites que disponibilizam e-books gratuitos para download, como o ‘Le Livros’. Lá abordamos vários pontos de vista questionando se a prática é ou não pirataria. Colocamos o posicionamento da própria equipe do ‘Le Livros’, e também das editoras e da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR). Para ler o artigo basta clicar no link acima.

7 sites para ler livros online de graça

Os sete sites que abordaremos aqui são bibliotecas virtuais, a maior parte ligada à literatura brasileira. São projetos importantíssimos mantidos por universidades públicas que disponibilizam à população milhares de livros gratuitos para ler online. Vamos à lista:

1| Universia Brasil

O site Universia é, na verdade, uma plataforma que funciona em mais de 20 países da América Latina e Europa. Na página brasileira há diversas opções de livros para download.

O Universia não é exatamente um catálogo de livros. É, na verdade, um blog em que cada artigo dá opções de livros que podem ser baixados ou lidos online de forma gratuita. O site aborda bastante a literatura brasileira, com foco nos grandes clássicos, livros de leitura obrigatória para os vestibulares e literatura regionalista, como obras de Cordel, por exemplo.

Clique aqui para ler livros online no Universia Brasil

2| Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi criada em 2005. Pertente à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Possui um ambiente online, uma espécie de biblioteca virtual, com mais de 2 mil obras da literatura brasileiras disponíveis para leitura online e gratuita.

Os livros podem ser filtrados por data de publicação, autores, título ou assunto. São cópias digitalizadas e disponibilizadas na íntegra para leitura online ou download. Além disso, o site mantem o projeto ‘BBM no vestibular’, que oferece textos introdutórios e videoaulas sobre obras selecionadas para a Fuvest. O conteúdo é ministrado por especialistas.

Clique aqui para ler livros online de graça no site da Biblioteca Brasiliana

3| Casa José de Alencar

A Casa José de Alencar é um museu que preserva a história e a obra do autor. Neste site existem aproximadamente 14 livros do escritor para download gratuito. Além dos livros é possível ler e baixar trechos de manuscritos e textos escritos para o teatro.

Atualmente o site passa por uma reformulação e está temporariamente indisponível para acesso.

Clique aqui para ler livros online no site Casa José de Alencar

4| Biblioteca Digital de Obras Raras

Como o próprio nome diz, a Biblioteca Digital de Obras Raras da Universidade de São Paulo (USP), tem em seu catálogo virtual milhares de livros, revistas, jornais, folhetos e recortes de documentos e obras literárias raras e preciosas, que documentam a época entre o século XV e XX. O site funciona desde 2003 e nele é possível buscar livros por tipo ou coleção, título, autor, data ou assunto.

Clique aqui para ler livros online na Biblioteca de Obras Raras da USP

5| Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público é uma iniciativa governamental, instituída em 2003 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), sob a coordenação do então Ministro Fernando Haddad. Com o objetivo de democratizar o acesso à informação e à cultura, o site mantém um acervo digital de 500 obras literárias, que podem ser baixadas de forma gratuita.

São trabalhos de grandes nomes da literatura brasileira, como as do jornalista e escritor Joaquim Nabuco, a obra completa de Machado de Assis e as poesias de Fernando Pessoa. Outras coisas interessantes podem ser encontradas lá, como obras de literatura infantil em português, canções da música clássica brasileira, letras de hinos brasileiros e um compilado especial sobre ‘A Divina Comédia’.

Clique aqui para ler livros online no Portal Domínio Público

6| Machado de Assis, Vida e Obra

Não apenas livros para ler online, mas um compilado completo sobre a vida e a obra do escritor Machado de Assis. Este site oferece os livros do autor para download, mas também outros materiais como vídeos, biografia completa e documentação cronológica da história do escritor.

Este projeto é considerado uma homenagem a Machado de Assis, e é constituído por meio de uma parceria entre o ‘Portal Domínio Público, que é a biblioteca digital do MEC que citamos no tópico acima, e o ‘Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística’ (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Clique aqui para ler os livros de Machado de Assis online e de graça

7| Projeto Unesp Aberta

Mais um projeto ligado ao ambiente acadêmico. O projeto Unesp Aberta, promovido pela Universidade Estadual de São Paulo, é um ambiente de aprendizagem gratuito, que disponibiliza vários livros das áreas de exatas, biológicas e humanas. São livros técnicos e e-books voltados ao estudo acadêmico, disponíveis para download gratuito.

Clique aqui para ler livros online no site da Unesp

Bônus

Como focamos este artigo em livros ligados à obra de autores brasileiros, decidimos deixar aqui no final um bônus com duas opções de bibliotecas online com acervo internacional. Veja abaixo:

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza milhares de livros, recortes e manuscritos de diversos autores internacionais. As obras são de diversas instituições de vários países, digitalizadas e disponibilizadas para consulta online ou download.

O acervo conta com coletâneas completas de grandes nomes da história mundial, como as cartas e os estudos astronômicos de Galileu Galilei, obras de religião e estudos científicos de várias épocas.

Clique aqui para ler livros online na Biblioteca Mundial

Sua opinião

E você leitor, gostou dessas dicas? Conhece algum outro site legal para ler livros online de graça? Conta pra gente deixando um comentário aqui no artigo.

Luiz Pachella

Jornalista, especialista em marketing digital e pai da Luiza. Editor do site Vá de Cultura. Adora café, música e acredita que a comunicação é a chave para mudar o mundo.

Publicidade
Publicidade
/* ]]> */