Vá de Cultura

Tudo sobre Hilda Hilst, a escritora homenageada da Flip 2018

Hilda Hilst

Pela terceira vez na história a Flip homenageará uma mulher. Hilda Hilst se destacou na poesia mas escreveu outros estilos literários.

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) vai homenagear na edição deste ano a escritora Hilda Hilst. Hilda foi escolhida pela curadora Josélia Aguiar, que disse em uma entrevista ao site O Globo, que a escolha foi feita de forma natural, pois Hilda é uma escritora que há tempos era esperada pelo público. Esta é a terceira vez na história que a Flip homenageia uma mulher.

Quem é Hilda Hilst?

Hilda Hilst

Considerada pela crítica como uma das mais importantes escritoras em língua portuguesa do século XX, Hilda passou por vários estilos literários. Conhecida pela poesia, ela também escreveu obras de ficção, crônicas e obras de dramaturgia.

Apesar de a literatura de Hilda Hilst ser considerada complexa, a autora tem feito sucesso na web. Usuários da rede, principalmente os mais jovens, têm utilizado frases e citações de seus livros em posts publicados nas redes sociais. Para Josélia, é como se o público jovem estivesse redescobrindo Hilda.

Uma coisa que poucos sabem é que no final dos anos 1950, Hilda namorou com o ator americano Dean Martin, um dos mais influentes artistas do século XX.

A autora ganhou em 1977 o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, e em 1984 levou pra casa o Prêmio Jabuti, uma das mais importantes premiações da literatura brasileira.

Hilda Hilst morreu em 2004, aos 73 anos de idade em Campinas, São Paulo.

A Flip 2018

A 16ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – acontece entre os dias 25 e 29 de julho e contará com 33 convidados. Entre eles, 17 mulheres e 16 homens. Um dos destaques internacionais deste ano é o autor americano Colson Whitehead, ganhador do National Book Award de Ficção de 2016 e do Prêmio Pulitzer de 2017, pelo livro “The underground railroad”. Em 2002, ele recebeu a bolsa de gênio da Fundação MacArthur. Veja mais informações sobre a Flip 2018 clicando no link.

Redação