Vá de Cultura
Publicidade

Dicas de leitura: Livros esportivos que trazem lições além das modalidades

Esta lista traz livros que ajudam o leitor a aprender de uma forma didática aspectos que vão além dos campos de atuação e que, de uma maneira ou outra, o ajudarão a tornar-se uma pessoa melhor ou mais produtiva.

Publicidade

O esporte está completamente globalizado na sociedade. A cultura esportiva em grande escala, que começou nos Estados Unidos com o beisebol ainda no século XIX, se alastrou para o resto do mundo nos últimos dois séculos.

Já faz muito tempo que os esportes fazem parte da rotina dos povos de todos os cantos do planeta e tamanha importância assim na vida das pessoas não fica só dentro das quatro linhas ou do campo de atuação.

A literatura cobre muito bem a relação entre os esportes e a sociedade e explica como as modalidades ajudam o ser humano a evoluir e tornar-se melhor em sua rotina e em praticamente todos os outros aspectos da vida.

Abaixo, portanto, segue uma lista com os livros que ajudam o leitor a aprender de uma forma didática estes aspectos importantes que vão além dos campos de atuação e que, de uma maneira ou outra, o ajudarão a tornar-se uma pessoa melhor ou mais produtiva.

Onze Anéis

Phil Jackson já se aposentou dos trabalhos de treinador e deixou um legado quase incomparável na cultura dos esportes americanos. Foi ele quem esteve ao lado de Michael Jordan e Kobe Bryant em todos os títulos da carreira destas estrelas, dois dos maiores atletas da história recente dos esportes.

Jackson, com 11 títulos como treinador, tem história de sobra para contar dos bastidores e táticas de jogo, mas ele não fez só isso no livro “Onze Anéis”. Jackson foca em como liderar as pessoas em grupo, e dá dicas valiosas para tal.

Ele é adepto da filosofia “às vezes a melhor ação é não fazer nada” e no livro isso é mostrado na prática. É fácil perceber já com apenas algumas páginas de leitura que se trata de uma personalidade sábia com conhecimentos que vão muito além do basquete e podem ser facilmente extrapolados para outros aspectos da vida.

Invictus

Um dos livros mais emocionantes dos esportes, Invictus, escrito por John Carlin, é o exemplo perfeito de como o esporte é importante para o bem-estar de uma sociedade — até mesmo de um país inteiro.

Além de narrar a conquista da África do Sul na Copa do Mundo de rugby de 1995, o livro mostra como Nelson Mandela e os jogadores da seleção sul-africana foram importantes para unificar o país.

Com o slogan “Um time, um país”, o livro aborda várias questões importantes no cotidiano e dá uma excelente lição de vida sobre como a união e o trabalho em conjunto sempre são o melhor caminho para superar todo e qualquer tipo de adversidades que podem ser encontradas.

O Jogo Mental do Poker

O livro, lançado em 2011 e escrito por Barrie Carter e Jared Tendler, aborda como esse esporte trabalha o lado psicológico do competidor. A concentração, compostura, raciocínio e outros aspectos mentais são importantíssimos para esta modalidade que está cada vez mais cerebral.

Portanto, para o competidor profissional ou amador, é um livro que valoriza o poker como um esporte que pode te ajudar no aspecto mental também fora das mesas, visto que está comprovado cientificamente que esta é uma modalidade que aumenta o poder de raciocínio do cérebro, especialmente relacionado a probabilidades matemáticas e a rápida tomada de decisões sobre pressão.

É um livro bem útil mesmo para quem não entende nada do poker, pois além de utilizar uma linguagem fácil e didática, ele também mostra como foco, confiança e motivação são importantíssimos para o sucesso, assim como se livrar da preguiça e saber sair de uma fase ruim.

Transformando Suor em Ouro

Superação, garra e muito trabalho. Um dos treinadores mais icônicos e vitoriosos da história do esporte brasileiro, Bernardinho também mostra como o trabalho em equipe é sempre a melhor saída para o sucesso.

No âmbito esportivo, o livro conta com detalhes como a seleção olímpica do vôlei masculino de 2004 conseguiu ultrapassar barreiras e desconfianças para conseguir conquistar a medalha de ouro.

É um relato emocionante de um grupo de jogadores que realmente lutou e se esforçou pela seleção e que inevitavelmente vai dar uma sensação enorme de orgulho a qualquer brasileiro que se dispor a ler a obra.

A pátria de chuteiras

A ligação do futebol com a literatura brasileira é grande, e um dos maiores percursores disso é Nelson Rodrigues. Em um dos grandes clássicos da literatura esportiva brasileira, Rodrigues traz nesse livro uma coletânea de crônicas que vão desde a derrota na final da Copa do Mundo de 1950 até o fim da década de 1970.

A obra relata a paixão do povo brasileiro pelo futebol e como isto passa de geração para geração. Muito além do futebol, o livro também mostra como este esporte explica o Brasil em muitas questões da sociedade.

Como aponta a análise do site Livreando, na crônica “‘Pelé, colega de Miguel Ângelo, Homero e Dante’” o autor faz uma análise minuciosa sobre a atuação de Pelé em campo e mostra como o esportista realmente disputava partidas. Outro atleta que é muito lembrado e tem um grande destaque é Garrincha, que também é alvo de diversos elogios de Rodrigues.

Sirva para vencer

Novak Djokovic, além de ser um tenista extremamente vitorioso na carreira, também tem uma trajetória de superação e vitória fora das quadras. Quando ainda não era competidor profissional, o sérvio teve um início conturbado por problemas no país e passou boa dessa época tentando encontrar estabilidade e paz.

No livro, Djokovic conta como encontrou no tênis uma maneira de conseguir ter uma vida melhor e alcançar sucesso em uma profissão. Com relatos motivadores e depoimentos que emocionam, a história do ex-número 1 do mundo é simplesmente inspiradora.

Indo muito além do esporte, o tenista também mostra como a dieta sem glúten ajudou muito a alavancar sua carreira, fornece dicas de como adequar a alimentação para conseguir maximizar o potencial dentro de uma profissão e também fala sobre como eliminar o estresse diário.

Seja para se inspirar em um dos maiores atletas do tênis ou para pegar dicas valiosas de nutrição e superação, este é um livro imperdível.

Redação

Publicidade
Publicidade
/* ]]> */