Sobreviventes do Holocausto explicam como esse crime foi organizado

0
49

Palestra de Marcio Pitliuk vai explicar como o Holocausto foi planejado e organizado por toda a sociedade alemã durante a II Guerra mundial, envolvendo civis, militares e industriais

Para abrir o Ciclo de Palestras Brasileiros Sobreviventes do Holocausto, hoje, dia 9 de novembro, o escritor e cineasta Marcio Pitliuk, que também é o curador e mediador do Ciclo, vai realizar uma palestra explicando em detalhes como a Alemanha Nazista planejou, organizou e realizou o assassinato de milhões de seres humanos. Três sobreviventes do Holocausto irão conversar com o público sobre a terrível experiência de passar pelos campos de concentração nazistas e como reconstruíram suas vidas após a libertação e o fim da guerra. São relatos reais, emocionantes, de quem foi testemunha ocular do maior crime cometido contra a humanidade.

Nanette Blitz Konig, holandesa, colega de escola de Ane Frank, reencontrou-a no campo de concentração de Bergen-Belsen pouco antes de Ane morrer de desnutrição. Após a palestra vai autografar o livro “Eu sobrevivi ao Holocausto”. Julio Gartner, polonês, passou por 5 campos de concentração, entre eles Plasow, o mesmo da Lista de Schindler. Vai exibir o documentário longa metragem “Sobrevivi ao Holocausto” sobre sua história, onde Julio pessoalmente volta aos locais da tragédia. Após o filme, bate papo com Júlio e equipe do filme, e autógrafo do DVD. Tom Venetianer, tchecoslovaco, prisioneiro no campo de Terezin, campo nazista maquiado para enganar a Cruz Vermelha. Os nazistas, durante alguns dias, alimentaram algumas crianças e a Cruz Vermelha fingiu que acreditou. Em Terezin eram enviadas figuras proeminentes da comunidade judaica europeia.

Para saber mais sobre esta e outras programações culturais gratuitas que acontecem em São Paulo curta a página do Vá de Cultura no Facebook clicando aqui.

O que é? Ciclo de Palestras: Brasileiros sobreviventes do Holocausto
Quando? 16, 23 e 30 de novembro
Que horas? 19h às 21h30
Quanto Custa? Vá de Graça
Onde? Livraria Cultura Conjunto Nacional
Como Chegar? Av. Paulista, 2073, Cerqueira César, São Paulo

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!