Dia 04 tem Debate papo sobre Drummond e o livro “O Poeta e a foca”

0
26

Vem dando o que falar o livro O Poeta e a foca (Editora Pasavento, setembro/2015). Nele, a escritora e jornalista Nanete Neves conta a história de como conseguiu, em 1977, a primeira entrevista de Carlos Drummond de Andrade para a imprensa. Ele estava para completar 75 anos, e até então nunca havia dado uma entrevista sequer: toda vida ele fugiu de jornalistas. Com toda a grande imprensa à sua procura, só ela foi recebida por ele – e em seu apartamento, no Rio de Janeiro, aonde nem os amigos tinham acesso.

No livro, Nanete Neves conta como foi esse encontro que rendeu boa matéria no Shopping-City News, um perfil do Poeta na revista Nova e, principalmente, uma doce amizade, com troca de telefonemas e cartas por vários anos. A autora relata também como foram os dias que antecederam esse encontro, recheados de conversas com intelectuais que lhe falaram do jeito de ser do Poeta, suas esquisitices, sua visão de mundo e idiossincrasias pessoais, preparando-a para conhecer o mito: Antônio Houaiss, Nélida Piñon, Ferreira Gullar, Affonso Romano de San’Ana, Antônio Callado, Pedro Nava entre outros.

O encanto de um grande encontro, como este entre o Poeta e a foca, é atemporal, transcende a nossa superficial forma de sentir a vida e tratar da existência. (Leandro Garcia, professor pós-doutor em Literatura pela PUC-Rio).

Nanete Neves é graduada em jornalismo, pós-graduada em técnicas literárias e, após uma longa carreira na imprensa, há mais de 10 anos vem se dedicando unicamente à escrita, trabalhando para o mercado editorial como editora, coach de autores e ministrando oficinas literárias.  É autora de Lavoura dourada (Editora Évora, 2010), Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Editora Novo Século, 2013). Participou de diversas antologias de contos.

Uma aula de jornalismo e de seus bastidores. Ou de certo jornalismo, talvez já esfumaçado pelo tempo e pelas novas tecnologias. Todos somos tocados pelo duende da sensibilidade e da inteligência com este relato.”  (Edson Cruz, poeta, editor, criador e editor do site literário Musa Rara).

Tom Cardoso é jornalista e autor das biografias do empresário Paulo Machado de Carvalho “O Marechal da Vitória”, do jornalista Tarso de Castro “75 Kg de músculos e fúria” e de “Sócrates – a história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro”. Foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2012 com o livro-reportagem “O cofre do dr. Rui”, que narra o assalto ao cofre de Adhemar de Barros, em 1969, comandado pela Var-Palmares.

SERVIÇO

Evento: Debate papo sobre Drummond;
Data: 04 de novembro;
Horários: 19h;
Local:  Fnac Paulista;
Endereço: Av. Paulista 901 e Al. Santos 960 (estacionamento), Jardins, São Paulo;
Preço: Vá de Graça.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!