Ana Cristina Cesar é a homenageada da Flip, que começa no dia 29

0
51
Foto do rosto da escritora Ana Cristina Cesar

A 14ª edição da Flip fará uma homenagem à escritora Ana Cristina Cesar, e terá uma área especial para as crianças.

Atenção amantes da literatura. Começa na próxima quarta, dia 29 de junho, a Flip, Feira Literária Internacional de Paraty. Este ano a Flip homenageia a escritora Ana Cristina Cesar, referência da poesia e criadora de uma vertente marcante do gênero no estilo brasileiro contemporâneo.

A Flip ficou conhecida como um dos principais festivais de literatura do mundo, ao somar características que vão desde a qualidade dos autores convidados, o entusiasmo do público que costuma frequentar a feira e o ambiente: As ruas e casas da histórica Paraty.

Flipinha, literatura para crianças

A Flipinha é a área da Flip dedicada às crianças. Os autores e ilustradores apresentam seus trabalhos e criam um debate com os pequenos. A Casa da Cultura Câmara Torres vira um parque literário, com livros infantis pendurados nas árvores da praça à frente, e espalhados pelo chão. É um verdadeiro chamariz à atenção da criança, e um estímulo à prática da leitura. E é claro que o ambiente serve para os papais também.

Homenagem à Ana Cristina Cesar

A poeta Ana Cristina Cesar é considerada expoente da geração da Poesia Marginal. A artista criou uma escrita atravessada por elementos do cotidiano e aspectos de sua intimidade. Além da poesia, Ana dedicou-se à crítica e à tradução literária, tendo traduzido Emily Dickinson, Sylvia Plath e Katherine Mansfield. Revelou seu estilo informal em diários, poemas, cartas e inclusive desenhos. Ao homenageá-la, a Flip traça uma linha de continuidade com a programação do festival, que vem ajudando a revelar ao grande público múltiplas vozes da poesia brasileira.

Ouça a matéria:

Como participar da Flip 2016?

E aí, se inspirou? Então prepare sua visita a Paraty porque a 14ª edição da Flip começa na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, e vai até o dia 3 de julho. O acesso à festa e a alguns programas, como: Flipinha, FlipMais e FlipZona, é gratuito. Também é possível assistir à transmissão das mesas literárias de graça, pelo telão, ou online, pelo site do Itaú Cultural (abre uma nova aba).

Quem quiser acompanhar as mesas literárias de forma presencial, porém, precisará comprar um ingresso, que custa R$ 50 para cada mesa. Este ingresso pode ser adquirido pelo site da Tickets For Fun (abre uma nova aba) até o dia 28 de junho. A partir do dia 30, porém, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria oficial da Flip, em Paraty. A bilheteria funciona de quarta a sábado, das 9h às 22h, e domingo das 9h às 15h.

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!