Vá de Cultura

Exposição com trabalhos da arte contemporânea africana no CCBB São Paulo

Ex Africa

Ex Africa

Preço: Grátis
Data: 28/abr - 16/jul
Horário: Quarta a segunda, 9h às 21h

CCBB São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo / SP - CEP 01012-000
Transporte público: Ônibus | Linha CT01-1
| como chegar |

Exposição que traz ao CCBB pela primeira vez um grande e essencial panorama da arte contemporânea do continente e da identidade da África moderna, marcada por uma diversidade de encontros culturais e interações, por processos de intercâmbio e aculturações, através da recente produção de 18 artistas, vindos de 8 países africanos. A eles se juntam também dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula.

Performance de Jelili Atiku, “Alaagba”

Alaagba é o título do performance e instalação do artista nigeriano Jelili Atiku, que integra a exposição Ex Africa. Com referências diretas à ética da religião, valores e prática de Egungun, o tema da performance é reabrir e revisitar discussões sobre a questão da descolonização da África, através de processos performativos de etutu (rituais) de limpeza. Atiku leva o público para um passeio ao ar livre e convida o espectador a acompanhá-lo neste caminho, que é concluído em sua sala dentro da exposição.

Quando: 28 de abril, às 11h

Palestra

No dia 29 de abril, às 15h, Alfons Hug, curador da exposição, discute a produção artística e os caminhos entre Brasil e África, juntamente com um artista convidado, passando pelos desafios e aproximações entre ambas as nações no mundo contemporâneo.

Redação