Tarsila do Amaral ganha exposição em NY após 44 anos de sua morte

0
155
Abaporu
'Abaporu' (1928), de Tarsila do Amaral Foto: Coleção Malba.

O MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque – receberá a partir do dia 11 deste mês a primeira exposição de Tarsila do Amaral realizada nos Estados Unidos. A mostra se chama ‘Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil’, e sua estreia, por coincidência, ocorrerá em 11 de fevereiro, mesma data de abertura da famosa Semana de Arte Moderna de 1922, no Brasil.

Veja também: No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos

Pouco conhecida lá fora

Referência na história da arte brasileira e considerada por especialistas como uma das precursoras da arte moderna no Brasil, Tarsila é ainda pouco conhecida no exterior, sobretudo nos Estados Unidos.

Esta mostra é a primeira individual de Tarsila apresentada por uma instituição norte-americana de renome, e acontece quase um século após o ápice de sua carreira como artista, e quase meio século após a sua morte.

Tarsila e a arte moderna

Uma curiosidade é que Tarsila não participou pessoalmente da Semana de 22, pois, na ocasião, estava na Europa. Mesmo assim contribuiu com suas pinturas e, por sua contribuição, ficou marcada como uma das precursoras da arte moderna no Brasil. Alguns especialistas afirmam, inclusive, que suas obras foram fundamentais para a formação do estilo artístico que predominou no Brasil nas décadas seguintes.

Visto o próprio nome da exposição: ‘Inventing Modern Art in Brazil’, que em português significa ‘Inventando a Arte Moderna no Brasil’.

O Abaporu

A tela Abaporu, imagem que ilustra este artigo, que você provavelmente já viu ao menos uma vez na aula de artes dos tempos de escola, foi pintado em 1928 e foi a obra escolhida para inaugurar o período antropofágico do movimento modernista brasileiro nas artes plásticas.

É, sem dúvidas, a obra mais famosa de Tarsila do Amaral, avaliada em 40 milhões de dólares. A palavra Abaporu vem do Tupi Guarani e significa ‘Homem que come gente’.

Dica do VDC

A exposição no MoMA de Nova Iorque ficará em cartaz até o dia 3 de junho. O site oficial do museu disponibilizou uma área interativa, com imagens de algumas obras de Tarsila do Amaral acompanhadas de áudio explicativo. Basta acessar o site clicando no link acima e clicar sobre a obra desejada para ouvir a explicação. As explicações estão disponíveis somente em inglês.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!