Projeto Transversalidades promove qualificação cultural e profissional

2
65

Por meio de oficinas de artesanato e literatura, o projeto Transversalidades atende jovens e idosos em cidades carentes da região centro-oeste do Brasil.

O projeto Transversalidades visa investir na qualificação do repertório artístico, cultural e empreendedor de crianças, adolescentes, jovens e idosos, residentes em Águas Lindas-GO, Estrutural-DF e Ceilândia-DF, promovendo uma relação inter-geracional e valorizando a arte e a cultura como alternativas para mudança positiva dessas cidades.

A proposta reproduz o conhecimento, por meio de oficinas de artesanato e literatura, valorizando o protagonismo da educação popular e dos saberes dos idosos. As comunidades de Águas Lindas, Estrutural e Ceilândia recebem ainda atividades em espaços solidários e democráticos, muitas vezes ociosos e subutilizados. Transversalidades pretende promover qualidade de vida de crianças/jovens e valorizar a promoção da saúde de idosos.

Nos encontros, há debates literários, falando sobre vida e obra de escritores clássicos e contemporâneos juntamente com arte-educadores que desenvolvem oficinas de peças artesanais. Os participantes, com auxílio de oficineiros, aprendem técnicas para fabricação de miniatura de escritores clássicos ou de seus personagens mais conhecidos (Toy Arts).

Assim, em uma oficina sobre Machado de Assis, por exemplo, os participantes conhecem um pouco de sua vida/obra e podem construir a personagem Capitu, do romance Dom Casmurro, valorizando a figura feminina e a questão do gênero. Já na oficina com miniaturas do livro O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, trata-se de igualdade racial.

Competências criativas e inovadoras são desenvolvidas. A qualificação de jovens e idosos artistas com fins para criação de peças artesanais, baseadas nos personagens de romances de ficção, voltados para a geração de renda, causa impacto social e cultural relevante, por criar possibilidades para a juventude e para a terceira idade, cujas demandas de trabalho e educação são urgentes, em especial em cidades vulneráveis socialmente.

Nas atividades de Ceilândia e Estrutural, o Transversalidades tem o apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Essas atividades acontecem desde setembro de 2015.

Onde e quando o projeto Transversalidades acontece?

Praça CEU
Águas Lindas de Goiás – GO
Aos sábados

Estrutural-DF
Associação São Francisco de Assis (ASFA)
Aos domingos

Ceilândia-DF
Na biblioteca do CEF 13
Durante a semana (verifique agenda nas postagens do blog)

Os locais e horários podem sofrer alteração, por isso, é sempre bom conferir a programação da semana corrente no Blog do projeto.

2 COMENTÁRIOS

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!