Festival Sul-Americano da Cultura Árabe começa em São Paulo na sexta

0
22

Realizado anualmente, o 7º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe chega ao MIS, com inúmeras atividades que envolvem a gastronomia e a cultura do oriente

Mais um evento sobre cultura internacional chega a São Paulo. O SACA, Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, desembarca no MIS em sua sétima edição. Realizado anualmente, o evento acontece pontualmente no mês de março, quando se comemora, no dia 25, o Dia da Comunidade Árabe no Brasil.

O objetivo do festival é trazer uma reflexão sobre as manifestações culturais árabes e sul-americanas. Organizado pela Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes, a BibliASPA, o evento conta com o apoio institucional de importantes órgãos, como a UNESCO, a Secretaria de Educação e Cultura, além das Bibliotecas Públicas, Escolas, Universidades, Museus, e outras instituições de cultura e pesquisa.

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, MIS, realiza o SACA 2016 entre os dias 25 e 27 de março, e oferece ao público, de forma gratuita, diversas atividades, que abordam desde os costumes da cultura árabe até sua diversidade culinária. Vale lembrar que, apesar de o evento ser gratuito, os produtos gastronômicos comercializados na Tenda Gastronômica são pagos.

Ouça a Matéria

Os árabes no Brasil

A comunidade árabe no Brasil cresce significativamente com o passar dos anos. Estima-se que, atualmente, mais de 16 milhões de árabes e descendentes vivam em nosso país, sendo que 3,5 milhões deste total residem em São Paulo. Além da capital paulista, a soma inclui outras cidades do estado, como Santos, Diadema e Campinas, entre outras. A capital argentina, Buenos Aires, outra referência da emigração árabe na América do Sul, também integra o festival.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DIA 25

12h às 20h: Tenda gastronômica.

14h: Oficina de escrita árabe artística. O objetivo é explicar a importância do alfabeto árabe, o segundo mais utilizado no mundo, e propiciar aos participantes a oportunidade de conhecer uma das mais belas caligrafias que existem. Sala de Educativo – 20 vagas

14h, 16h e 18h: Apresentação de Dança Árabe – Área externa;

18h: Mostra de Cinema América do Sul-Países Árabe (MASPA) – filme “O Casamento de Rana”, Auditório MIS – 172 lugares.

16h às 18h: Palestra Arqueologia Síria: A destruição dos templos em Palmira. A palestra versará sobre a destruição dos templos de Palmyra, localidade ao centro da Síria que é considerada um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Palestrante: Dr. Ahmad Serieh, arqueólogo e pesquisador, PhD em monumentos e museus pela Universidade de Varsóvia, lecionou nas universidades de Washington, Roma, Madri e Viena. Foi diretor da Coordenadoria de Museus e Sítios Arqueológicos da Síria. Auditório MIS – 172 lugares – tradução simultânea.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DIA 26

12h às 20h: Tenda gastronômica

14h, 16 e 18h: Apresentação de Dança Árabe – Área externa.

14h às 20h: Tenda Oráculos – Cafeomancia: Leitura na borra do café, com Vhida Alencar – R$ 80 cada sessão de 30 minutos. Tradição milenar, a Cafeomancia surgiu com povos do Oriente Médio e popularizou-se na cultura árabe a partir do Século XIV, chegando à Europa alguns séculos depois. A Leitura na borra de café busca interpretar, com foco no passado e futuro da cada indivíduo, seus aspectos emocionais, profissionais, espirituais e sentimentais. Área externa.

16h: Palestra As mil e uma noites – A fala encantada da alma. Palestrante: Ana Maria Cordeiro, psicóloga, analista junguiana, membro da SBPA, Co-autora do livro “Mitologia Simbólica” e Autora do livro “Morte – a tarefa de quem fica” Auditório MIS -172 lugares.

18h: Mostra de Cinema América do Sul-Países Árabe (MASPA) – filme “E agora onde vamos?”, Auditório MIS – 172 lugares.

19h: Música árabe – Área externa

19h30: Dança cigana – Área externa

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DIA 27

2h às 20h: Tenda gastronômica

15h: Palestra A arte da perfumaria oriental. A palestra versará sobre história da perfumaria oriental, sua origem e influência na vida das pessoas. Abordará também sobre as principais matéria-primas e o efeito que cada uma causa nos nossos sentidos, bem como sobre a presença dos perfumes na história de grandes personagens do mundo antigo e outras curiosidades que aguçam nosso interesse. Oferece uma pequena degustação olfativa provocando uma forte impressão sensorial. Palestrante: Júlia de Biase, da Al Zahra – Auditório MIS 172 lugares

17h: Mostra de Cinema América do Sul-Países Árabe (MASPA): Filme: “Ali Zaoua – O príncipe das Ruas”. Auditório MIS – 172 lugares.

Relembrando: A sétima edição do SACA, Festival Sul-Americano da Cultura Árabe no Brasil acontece em São Paulo, no MIS, Museu da Imagem e do Som, entre os dias 25 e 27 de março, com uma programação que percorre quase o dia todo. A entrada é gratuita mas os produtos gastronômicos são comercializados.

SACA, Festival Sul-Americano da Cultura Árabe
Onde: MIS, Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Quando: 25 a 27 de março
Horário: O dia todo
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Ingressos: #VáDeGraça

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!