Morre Banks Back Spin, um dos grandes nomes do hip hop nacional

0
311
Banks Back Spin
Banks Back Spin

O universo cultural perde um dos ícones do Hip Hop. Ericson Carlos Silva, popularmente conhecido como ‘Banks Back Spin‘, morreu na madrugada da última segunda (27) em São Paulo.

O artista passou mal um pouco antes de subir ao palco para fazer uma apresentação, durante os protestos do Teatro Oficina, em prol da construção do Parque do Bixiga. Ele chegou a ser socorrido mas não resistiu e acabou morrendo no hospital. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Banks Back Spin

Militante desde 1988, Banks é considerado um dos pioneiros na dança de rua no Brasil. Foi um dos fundadores da consagrada equipe de dança ‘Back Spin Crew‘, em que atuou também como dançarino.

Banks Back Spin lutava pela cultura e em suas performances costumava usar os livros para simbolizar armas. Ele dizia que “Os livros são as armas e as palavras a munição“. Foi exatamente o que ele fez em uma de suas úitmas performances, realizada na Câmara dos Deputados de São Paulo, durante a discussão do orçamento da cultura. Veja no vídeo abaixo:

Nota de falecimento

A ‘Nação Hip Hop Brasil‘, entidade organizada por representantes do hip hop, publicou uma nota oficial informando sobre o falecimento de Banks. Leia na íntegra abaixo:

Nota

É com muito pesar que a ‘Nação Hip Hop Brasil‘ informa sobre a morte do nosso grande amigo e companheiro de jornada. A sua morte nos pegou de surpresa e o levou de nós repentinamente. Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que lhe ilumine e lhe dê paz, e que Deus dê conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos. Devemos sempre lembrar que Deus quer ao seu lado os melhores, e com certeza o nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo uma nova missão.

Declarou BANKS em entrevista ao site “Nação Hip-Hop Brasil” (11/05/15), mensurando o movimento de retorno dos encontros na São Bento.

“Aqui na São Bento não existe vaidade!!! Existe Verdade!!! Aqui não existe melhor ou pior porque todos somos vencedores. Aqui não é um evento e sim uma celebração à nossa cultura. Aqui fazemos RODAS e não Cyphers. Aqui não tem Battle, aqui tem RACHA onde quem ganha, ganha, e quem perde vai treinar mais. Nosso encontro não é campeonato e não damos premiações porque nosso maior prêmio é estarmos todos vivos e com saúde, declarou BANKS em entrevista ao site ‘Nação Hip-Hop Brasil’,

Descanse em paz guerreiro….

Redes sociais

Nas redes sociais vários fãs e entidades manifestaram seus sentimentos. O perfil @bocadaforte portou no twitter: “A cultura #hiphop brasileira perde um de seus mais importantes agentes, mas o legado por ele deixado será eterno”.

A página @Bboys_Argentina publicou: “R.I.P. BRANKS BACK SPIN CREW BRASIL“.

Algumas entidades como a ‘Frente Única de Cultura SP’ e o ‘Teatro Oficina’ também publicaram notas de homenagem em suas redes sociais.

Outro grande nome do movimento Hip Hop, Thaíde, falou em entrevista ao portal R7: “O Branks era um cara muito ativo na cultura hip hop, participou como b.boy de grandes nomes, como DJ Hum. Estive com ele na terça-feira passada. Acordei com essa notícia, não acreditei e corri para a internet. Mas era verdade“.

Nota Frente Única de Cultura SP

“Os militantes da Frente Única da Cultura SP se solidarizam aos camaradas do Hip Hop pela enorme perda do guerreiro Banks Spin Crew, um dos integrantes do lendário ‘Crew de Bboys’, Back Spin Crew, formado nos idos de 1985 no metro São Bento, berço do Hip Hop nacional”.

Nota Teatro Oficina

“Ontem, minutos antes de subir no palco pra somar pela ciação do #ParquedoBIXIGA, o poeta do Banks Spin Crew passou muito mal, foi logo encaminhado para um hospital mas lá não resistiu. iÁ, Banks!!!! Agora em sua ETHERNIDADE, suas palavras que não foram ditas ontem vão ressoar pro infinito”.

O velório do Banks Ericson Carlos Silva teve início ontem (27) às 22h, no cemitério dos casas em São Bernardo.

Ajuda à família

A família de Ericson precisa de ajuda para arcar com as despesas do funeral. Quem puder ajudar, seguem os dados para apoio:

Banco Caixa Econômica federal
Agencia 3118
C/C 00003852-9
Operação 01.
Em nome de: Simara Lopes dos Santos
CPF 325 663 028 – 63

O Vá de Cultura deixa sua homenagem: #ripBanksBackSpin

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!