Conheça a ciclovia gigante que passa por mais de 40 países da Europa

0
713
EuroVelo
A EuroVelo é a maior ciclovia do mundo, com 14 rotas e quase 70 mil km de extensão.

Há tempos a bike deixou de ser apenas uma opção de lazer para se tornar o principal meio de transporte diário de muita gente. Utilizar a bicicleta como transporte, de forma segura, requer o mínimo de estrutura e investimento em mobilidade urbana.

É aí que o continente europeu se destaca, com um projeto campeão chamado EuroVelo. Uma ciclovia gigante na Europa, formada por um conjunto de rotas que cruza o continente de ponta a ponta e tem quase 70 mil quilômetros de extensão.

Curiosidade

Só para se ter uma ideia da grandeza da malha viária desta ciclovia, ela mede quase seis vezes o diâmetro da Terra, que é de pouco mais de 12 mil quilômetros.

Rotas de bike

São ao todo 15 rotas de longa distância que conectam todo o continente. As rotas são utilizadas tanto por visitantes, para turismo, quanto pelas pessoas locais, para locomoção diária. Até 2020 a EuroVelo deve estar totalmente concluída, com 17 rotas. Os percursos que ainda estão em desenvolvimento são os de número 14 e 16.

Rotas temáticas

O interessante é que cada rota tem características específicas. A EuroVelo 3, por exemplo, é conhecida como a ‘Rota dos Peregrinos’. Isso porque no decorrer dos seus 5.1 quilômetros o visitante passa pelos pontos mais visitados nas peregrinações religiosas da Europa, e também por importantes edifícios religiosos e catedrais.

Já a EuroVelo 2, chamada de ‘Rota das Capitais’, passa por seis capitais: Dublin, Londres, Berlim, Varsóvia, Minsk e Moscou, possui pouco mais de 5.5 quilômetros de extensão e conta com paisagens incríveis. Outras rotas em destaque são a ‘Rota do Mar Negro’, ‘Rota do Mediterrâneo’ e a ‘Rota do Sol.

Países

A ciclovia inteira – junção de todos os trechos da EuroVelo – passa por 43 países: Albânia, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Peru, Ucrânia e Reino Unido.

Resumo sobre a EuroVelo

Vamos a um resumo rápido com os dados atuais da EuroVelo: A ciclovia passa por 43 países, possui 15 trechos de longa distâncias (rotas), tem extensão total de aproximadamente 70 mil quilômetros. O maior trecho é a EuroVelo 13, que conta com 10.4 quilômetros.

Sua opinião

E você leitor, anda de bike? Costuma usar a bicicleta como transporte? Conta pra gente o que achou da EuroVelo deixando um comentário aqui no artigo. Aproveite para seguir o Vá de Cultura no Facebook e no Instagram, e ficar ligado em outros conteúdos legais.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!