A Ascensão de Zeus, no Sesc Interlagos

0
82
Foto: Clayton João

A Cia As Clês apresenta a contação “A ascensão de Zeus”, uma história da mitologia grega que será contada pelas ninfas Plêiades e Limnátides, conhecidas como Clês. No mito, Zeus é perseguido por seu pai Cronos, quando este descobre que seu filho será o próximo supremo deus do Olimpo.

Na história, durante o nascimento de Zeus sua avó Gaia descobre, por intermédio de uma visão premonitória vinda do Lago das Ninfas, que o neto seria o novo todo poderoso do universo e que isso lhe causaria a morte pelo seu pai Cronos, por não querer transmitir o reino a seu filho. Gaia decide entregar o bebê Zeus às ninfas, para que possam cuidar dele e colocá-lo longe do olhar do pai. Com o passar do tempo ele descobre a sua história e decide voltar para o Olimpo e reivindicar o poder. Há uma guerra entre Zeus e seus irmãos contra Cronos e os titãs. Após a batalha, Zeus consegue seu trono, como pretendido, e reina pela eternidade.

“Homens precisam de mitos. Mitos que expliquem sentimentos, ideias, medos e ansiedades compartilhadas pelas mais diversas civilizações das mais diversas épocas. É uma forma de explicar fenômenos naturais e inevitáveis da vida”, afirma a atriz Junia Magi, integrante do grupo. Dessa forma, a contação traz a jornada universal de amadurecimento do homem, que deixa de ser filho, para se tornar adulto e seguir seu próprio destino. Entre uma atrapalhada e outra, as Clês divertem as crianças com a riqueza lúdica da mitologia grega e também se comunicam com os pais sobre o ciclo da vida.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!