Roteiristas de Narcos e Queima de Arquivo participam de debate

0
47

Debates sobre criatividade e inovação com painel sobre produtos transmídia para todas as telas também estão entre as atividades do dia

Nesta quarta-feira, 11 de novembro, o Telas Festival apresenta uma série de debates sobre Criatividade e Inovação. Os roteiristas e showrunners de “Narcos” (Chris Brancato) e “Queima de Arquivo” (Alfredo Barrios) vão apresentar uma palestra sobre roteiro e propriedade intelectual em multiplataformas, às 14 horas, na OCA.  No mesmo espaço, o diretor Pierre Catan fará uma apresentação sobre construção de produtos transmídia, ao meio-dia. A programação completa está no site: http://festivaldetv.com.br/programacao/paineis

Confira a programação completa dos debates de Criatividade e Inovação na OCA, nesta quarta-feira, 11 de novembro:

12h00 às 13h30 – Keynote: “Construção de produtos transmídia” – OCA Auditório 1
Quais os processos na construção de conteúdos verdadeiramente transmedia, que exploram ao máximo as possibilidades de interação com o público e diferentes fontes de receitas?

Keynote speaker:
Pierre Cattan –  Diretor da Smallbang, uma das produtoras mais emblemáticas do transmedia francês. Ele se destacou com o projeto “CinemaCity”, que propõe caminhadas interativas em Paris onde foram gravadas cenas de filmes clássicos. Tem uma experiência peculiar em gerir projetos e equipes grandes com uma grande variedade de competências entre profissões tradicionais do audiovisual, da animação e da informática. Desenvolveu um aplicativo de ciência participativa, o Birdlab, em colaboração com o Muséeum National d’Histoire Naturelle em Paris, e também um aplicativo que acompanhará a estreia do próximo filme de Jacques Perrin (“Oceanos”, “Migração Alada”, “Microcosmos”, “Himalaia”).

Painelista: Felipe Braga (Los Bragas)
Condutor: Rodrigo Terra (Fazenda Urbana / EraTransmídia)

14h00 às 16h00 – Painel: “Roteiro e propriedade intelectual no ambiente multiplataformas” – OCA Auditório 1: Qual o papel do criador no desenvolvimento de conteúdos verdadeiramente multiplataformas? Como garantir a integridade da propriedade intelectual ao longo dos anos de exploração de uma obra?

Painelistas:
Chris Brancato (roteirista e showrunner, “Narcos”)
Alfredo Barrios (roteirista e showrunner, “Queima de Arquivo”)
Beto Skubs (roteirista)
Ricardo Hofstetter (Associação dos Roteiristas)

14h00 às 16h00 – Painel: “Panorama atual do cinema e do audiovisual português e perspectivas para a ampliação da cooperação com o Brasil” – OCA Auditório 2: Debate sobre a perspectiva de integração Brasil/Portugal, com apresentação dos cases “O Sentido da Vida” (Miguel Gonçalves Mendes, O2) e “Tabu” (Miguel Gomes, Gullane).

Painelistas
Filomena Pereira (ICA)
Alfredo Manevy (Spcine)
Leonel Vieira (Stopline)
José Silva Pedro (Coral Vision Europa)
José Navarro (RTP)

Moderador
Mario Borgneth (Coordenador do Programa CPLP Audiovisual)

16h00 às 18h00 – Painel “Cinema do meio – o exemplo de “Que horas ela volta?”: Entre o cinema “autoral” e “comercial” existe espaço para um outro tipo de filme que dialoga com o público? O case de “Que Horas Ela Volta?” será analisado sob a perspectiva dos modelos e do horizonte da produção cinematográfica brasileira.

Painelistas
Anna Muylaert (diretora e produtora)
Bárbara Sturm (Pandora Filmes)
Flávio Frederico (cineasta, presidente da Apaci)
Moderadora
Flavia Guerra (jornalista)

16h15 às 18h30 – Apresentação internacional: inovações em realidade virtual – OCA Auditório 1: A “Framestore” desenvolveu mais de 15 projetos de realidade virtual nos últimos meses, incluindo ações para os filmes “Os Vingadores” e “Interstellar”. David Mellor entrou na empresa em 2003 para trabalhar no terceiro filme da série “Harry Potter”. Desde 2011 vem dirigindo comerciais e filmes, tendo ganho um prêmio Clio e um AEAF em 2013 e estado em duas shortlists de Cannes. Seus trabalhos recentes incluem um test drive virtual para a Volvo, que será demonstrado no painel.

Palestrantes:
David Mellor, diretor de VR da Framestore (EUA)
Ricardo Laganaro, da O2

Moderador:
Tadeu Jungle (Academia de Filmes

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!