Pinacoteca celebra seus 110 anos com programação especial no dia 25

0
56

O museu terá entrada gratuita, exibição de filmes, food trucks e lançamento de novos produtos para comemorar seu aniversário com a população

Dia 25 de janeiro é feriado em São Paulo. A cidade comemora nada menos do que 462 anos de idade. Mas há outro aniversário muito especial nesse dia, com uma programação tão especial quanto à data. É que a Pinacoteca de São Paulo, museu que pertence à Secretaria de Cultura do Estado, comemorará seus 110 anos de existência, com diversas atividades gratuitas ao público.

Para comemorar o aniversário com a população, a presenteará o público com entrada gratuita nos dois prédios do complexo, Pinacoteca e Estação Pinacoteca, onde haverá exibição de filmes nacionais, abertura de exposições e o lançamento do catálogo de outras duas mostras. O estacionamento do edifício da Praça da Luz será ocupado por Food Trucks, com diversas opções da tradicional gastronomia de rua. Confira os detalhes da programação logo abaixo!

Artes Visuais

No dia 25 acontece a abertura da exposição “Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo, que remete à origem comum de ambas as instituições e às características de suas coleções, já que a Pinacoteca nasce da transferência em 1905 de 20 obras reunidas pelo Estado de São Paulo na galeria artística do Museu Paulista, inaugurado em 1895 e conhecido também como Museu do Ipiranga. A mostra possibilita também ao público ver ou rever importantes peças do Museu Paulista, que atualmente, em função dos trabalhos de restauro e modernização do edifício-monumento, encontra-se fechado à visitação.

Na Pinacoteca Luz estão abertas também as mostras “Uma coleção particular: Arte contemporânea no Acervo da Pinacoteca” e “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo“. No local, é possível conferir ainda a exposição “Transver: Fotografias feitas por pessoas com deficiência visual“, além das obras da Galeria Tátil, exclusiva para deficientes visuais. Os animados podem estender o passeio até o Parque da Luz e apreciar, além do verde, as mais de 40 esculturas expostas pelo espaço desde 2002.

Na Estação Pinacoteca, as exposições “Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca“, “A Gravura de Arthur Luiz Piza” e “Arte no Brasil: Uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo” também apresentam ao público parte do acervo da instituição, que reúne no total 11 mil obras. Por fim, “Gravura e Modernidade: A gravura brasileira dos anos 1920 aos anos 1960 apresenta um amplo panorama da produção de gravuras desses primeiros anos da modernidade no Brasil.

Gastronomia

No estacionamento da Pinacoteca, bikes e food trucks comercializarão comidas regionais como tapioca, acarajé, escondidinho, pastéis e muito mais. Participarão do evento: La Polenta, Box da Fruta, Cocina Urbana, Escondido na Kombi, Igual da feira,  Kombi do chef, Churros Factory, Dona Mazza, Acarajé Di Ziza, Espetáculo do Espeto, Vintage e o Flor Café.

Cinema

Três filmes nacionais serão exibidos no Auditório da Pinacoteca dia 25 de janeiro. “Brincante” começa às 10h30. Na sequência, a partir das 13 horas, será apresentado “O ano em que meus pais saíram de férias” e, por fim, o longa “Que horas ela volta?“, às 15h30. O espaço acomoda 130 pessoas. Para participar basta chegar com 15 minutos de antecedência. Não será autorizada a entrada após o início da sessão.

Lançamentos

Para completar a festa, os catálogos de duas exposições serão lançados dia 25. Um deles é o da mostra “Uma coleção particular: Arte contemporânea no Acervo da Pinacoteca”, que contém fotos de todas as obras expostas, além de texto curatorial de José Augusto Ribeiro, comentários sobre os trabalhos e biografia dos artistas preparadas pela equipe de curadoria da Pinacoteca.

Um box com três livros da exposição “Houyhnhnms”, de Nuno Ramos, também estará à venda na loja da Pinacoteca a partir dessa data. No catálogo da exposição as pessoas encontram o texto curatorial de Lorenzo Mammì, a lista e as fotos das obras e uma cronologia ilustrada. A pedido da Pinacoteca, o fotógrafo Mauro Restiffe e a escritora Noemi Jaffe acompanharam o processo de produção das obras que foram expostas, experiência que deu origem aos dois outros livros de ensaio. À venda por R$ 80, o livro custará R$ 72 nesse dia. Diversos produtos da loja estarão com preço especial nessa data.

Atividades do Núcleo de Ação Educativa

Aproveitando o lançamento destes livros, o Núcleo de Ação Educativa (NAE) da Pinacoteca também apresenta pela primeira vez o “Material de Apoio à Pratica Pedagógica” que desenvolveu a partir da mostra protagonizada por Nuno Ramos. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente para professores a partir dessa data. Os profissionais que passarem pelo museu entre 11h e 13h poderão retirá-lo com a apresentação do holerite, no Pátio 1, no Térreo.

Das 11h às 15h, o NAE organiza ainda a atividade “Jogajunto“, no Espaço NAE, no Térreo. Na oportunidade são disponibilizados jogos que propiciam a interação em família e em grupo e estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Para finalizar a programação especial, haverá uma exposição de painéis de serigrafia sobre tecido no Pátio 1. Os trabalhos foram elaborados no segundo semestre de 2015 por funcionários da Pinacoteca, participantes de oficinas de experimentação plástica promovidas pelo Programa Consciência Funcional. Os motivos que estampam os painéis foram criados a partir da relação de cada autor com o museu e formaram módulos que combinados, originaram padrões de estamparia.

O que é? Aniversário 110 anos da Pinacoteca
Quando é? 25 de janeiro
Que horas? 10h às 18h
Quanto Custa? #vaDeGraça
Onde é? Pinacoteca do Estado
Como chega? Praça da Luz, 02 – Luz – São Paulo

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!