Casa das Rosas exibe filmes inspirados em clássicos

0
38

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, exibe em maio filmes baseados em romances que marcaram o século XX: 1984, inspirado no clássico de George Orwell, é exibido no dia 11. Já a sessão de Ratos e homens, inspirado no livro de John Steinbeck, acontece dia 25. As exibições são gratuitas e acontecem as quintas sempre às 19h30.

“O Grande Irmão está vendo você”. A famosa frase é de 1984, uma distopia sobre a vida de Winston Smith que vive sob um regime social repressivo e tem como função no trabalho reescrever a história de forma a colocar os líderes de um país fictício sob uma luz positiva. Ao conhecer Julia e fugir de sua rotina, começa a questionar e refletir sobre questões que passam a incomodar as autoridades políticas que tudo sabem sobre seu país.

Em Ratos e homens, George e Lennie são grandes amigos que viajam pelos Estados Unidos durante a Grande Depressão (1929) em busca de uma vida melhor. O filme segue o romance de Steinbeck com fidelidade, explorando questões de força, fraqueza, utilidade, realidade e utopia.

A atividade é uma parceria com a Versátil Home Vídeo que desde 1999 é a principal distribuidora de filmes do cinema cult europeu, brasileiro e americano em versões com cópias restauradas e conteúdo extra. São mais de 500 filmes lançados com acabamento de qualidade e diversas coleções e parcerias no mercado. “A parceria com a Casa das Rosas é um encontro de projetos, de difusão cultural e conteúdo de qualidade na área de cinema. Um projeto que fomenta a cinefilia de estudo da história do cinema do qual muita gente terá o primeiro contato com filmes selecionados num local privilegiado na Avenida Paulista”, conta Fernando Brito, da Versátil.

SERVIÇO: Jardim Paradiso

1984 | 11/5 | 19h30

Recomendação etária: 14 anos

Duração: 94 min.

Ratos e homens | 25/5

Recomendação etária: 16 anos

Duração: 145 min.

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!