Veja os filmes sobre músicos brasileiros que estarão no festival do CCBB

0
139
Festival do CCBB - Cinema
Cena do filme Elis. Foto: Divulgação.

Está rolando em São Paulo o 1º Festival de Cinema BB DTVM, promovido pelo CCBBCentro Cultural do Banco do Brasil. Ao todo são 19 filmes nacionais, que serão exibidos de graça ao público, até o dia 26 de agosto.

Dentre os filmes da grade, três fazem referência a músicos brasileiros, com destaque para duas mulheres cujas vozes marcaram a música nacional: Cássia Eller e Elis Regina. O outro filme, ‘Somos Tão Jovens’, conta a história de um dos cantores mais queridos do rock nacional, Renato Russo, e da banda Legião Urbana.

Mulheres em alta

Cássia Eller

Este é, na verdade, um documentário. Foi avaliado com cinco estrelas pelo crítico Lucas Salgado no site Adoro Cinema.

Sinopse

O documentário ‘Cássia Eller‘ retrata o ícone do cenário musical brasileiro nos anos 1990. Em sua breve trajetória, Cássia deixou uma marca inegável na cultura do país. Além da projeção musical, sua história pessoal expôs tabus e ganhou repercussão nacional após sua morte, quando a guarda de seu filho “Chicão”, ficou com sua companheira Maria Eugênia. O filme descreve através dos depoimentos de amigos como Zélia Duncan, Nando Reis e de Maria Eugênia, toda a sua trajetória desde o inicio da carreira.

Elis

Este filme, que conta a vida de uma das maiores vozes da música brasileira, foi avaliado pelo crítico Bruno Carmelo, do Adoro Cinema, com duas estrelas.

Sinopse

A vida de Elis Regina – indiscutivelmente a maior cantora brasileira de todos os tempos, é contada nesta cinebiografia em ritmo energético e pulsante. A trendsetter cultural que sinalizou a mudança de estilos de Bossa Nova para MPB, a ‘pimentinha’ ardente, que viveu uma vida turbulenta. Ao mesmo tempo que chocava-se com a ditadura militar no Brasil, ela lutou com seus próprios demônios pessoais.

Somos Tão Jovens

Além dos filmes dedicados às cantoras, o festival exibirá o longa ‘Somos Tão Jovens‘, que conta a história da banda Legião Urbana, com foco no vocalista Renato Russo.

Sinopse

Em 1973, o jovem Renato se muda com a família para a Brasília. Aos poucos, passa a se interessar por música e começa a se envolver com o cenário musical, formando com amigos a banda Aborto Elétrico. Em 1982, apesar da rejeição a suas novas canções, consegue despertar a atenção em outros círculos e retoma seu sonho de criar uma grande banda, convidando Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos para formar a Legião Urbana, iniciando a trajetória que a tornaria umas das maiores bandas do rock brasileiro.

Horários dos filmes

Clique no link para ver as datas e horários de todos os filmes do festival BB DTVM, incluindo os três citados neste artigo.

Programe-se

1º Festival de Cinema BB DTVM em São Paulo

Quando: Até 26/8
Horário: Sábado, domingo e segunda, às 19h
Onde: CCBB-SP
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Ingressos: Gratuitos | #vádegraça

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!