Animação O Menino e O Mundo concorrerá a uma indicação para o Oscar


A animação brasileira, O Menino e o Mundo, vencedora do Prêmio Cristal no 38º Festival de cinema de animação de Annecy, concorrerá a uma vaga para o Oscar




O Menino e o Mundo, uma animação nacional dirigida por Alê de Abreu, é uma das 16 animações que estão concorrendo a uma das 5 vagas para indicação do Oscar de 2016.

A animação é de 2013 e já ganhou alguns prêmios pelo mundo. Infelizmente, aqui no Brasil, o filme não teve uma boa repercussão, assistido por apenas 35 mil pessoas nos cinemas. Lançado na França em 2014, o filme ganhou Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38º Festival de cinema de animação de Annecy, considerado o maior prêmio da animação mundial, e levou mais de 100 mil espectadores aos cinemas.

O Menino e o Mundo também venceu o Grande Prêmio da Mostra Festival de Cinema de Animação de Lisboa, a Menção Especial do Júri de Ottawa, Melhor Filme de Animação do Festival Internacional de Havana, Menção Honrosa do Festival do Rio, a Seleção Oficial do Festival de Cinema de Paulínia e o prêmio da Juventude, obtido na Mostra de Cinema de São Paulo.

Com traçados simples e misturando várias técnicas que vão do lápis de cor e giz de cera à computação gráfica, o desenho conta a história de Cuca, um menino que tem a sua pacata vida no campo, transformada depois que o seu pai deixa a família para ir trabalhar num lugar distante. Numa atmosfera melancólica e lúdica, o desenho faz uma crítica à sociedade moderna, mostrando a exploração dos agricultores, a falência das fábricas têxteis e a tristeza dos tecelões, a falta de estrutura nas comunidades carentes e o regime militar. Uma coisa interessante é que o desenho é quase mudo, as poucas falas são incompreensíveis, tendo sido gravadas em português e reproduzidas ao contrário. A música tem uma enorme importância, desde o início, é a música que guia o filme. Com a trilha sonora composta por Barbatuques, Naná Vasconcelos, Emicida e GEM, as canções ganham vida através das imagens coloridas.

É um filme envolvente não só pela trama, mas pela beleza de suas imagens, que agrada tanto as crianças quanto os adultos. O Oscar 2016, será realizado no dia 28 de fevereiro e lista oficial de indicados sai em 14 de janeiro. Fica aqui a nossa torcida para que ele seja indicado.

Para obter mais informações sobre os filmes nacionais e internacionais indicados ao Oscar curta a Página Oficial do Vá de Cultura no Facebook clicando aqui.


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!