Vá de Cultura

Tributo a Adoniran Barbosa, o samba pede passagem

Adoniran Barbosa

Festa com entrada gratuita presta Tributo a Adoniran Barbosa e outros grandes nomes do samba paulista

SAMBAEMSAMPA

Preço: Grátis
Data: 22/set - 23/set
Horário: a partir das 11h

Memorial da América Latina
Praça da Sombra/Auditório Simón Bolívar
Transporte público:
| como chegar |

O #SambaEmSampa2018, O Samba Pede Passagem – Tributo a Adoniran Barbosa, volta ao lugar em que nasceu, há quase 100 anos, para um grande encontro de integrantes das comunidades carnavalescas que o Memorial da América Latina anuncia para os dias 22 e 23 na Praça da Sombra, colada ao Terminal de Transportes da Barra Funda.

O evento articulado pelo diretor de Atividades Culturais, Tanah Correa, pretende transformar-se em atração permanente da programação do Memorial da América Latina, “de forma a documentar a importância do samba na formação da identidade dos paulistanos, influenciada por manifestações culturais desse gênero que é uma das raízes da música popular brasileira”.

Estão programados 14 shows – sete em cada dia – em dois palcos, onde se revezarão cantores, cantoras, grupos, bambas da velha guarda das escolas de samba, alas de baianas, passistas, baterias, mestres-salas, porta-bandeiras e destacados intérpretes de enredos do carnaval paulistano.

Os palcos levam nomes de dois ícones da música nacional e, não por coincidência, serão montados em frente ao Auditório Simón Bolívar. Mesmo lugar em que, no início do século passado, existia o Largo da Banana, berço do samba paulistano exaltado por Geraldo Filme. O sambista dá nome ao palco principal da festa. Outro homenageia o também compositor e dramaturgo Plínio Marcos.

A coordenação envolve experiente equipe de profissionais do mundo do samba, liderados pelo produtor, pesquisador e radialista Moisés da Rocha, que criou e há 40 anos apresenta na Rádio USP o programa O Samba Pede Passagem.

Memorial da America
Memorial da America Latina

Redação