Vá de Cultura
Publicidade

Mickey Mouse completa 90 anos!

Em 18 de Novembro de 1928 o personagem Mickey Mouse fazia sua estreia no cinema com a animação Steamboat Willie no Colony Theatre de Nova York.

Publicidade

Em 18 de Novembro de 1928 o personagem Mickey Mouse fazia sua estreia no cinema com a animação Steamboat Willie no Colony Theatre de Nova York. A clássica cena do rato assobiando enquanto velejava em um barco rebolando de um lado para o outro se tornou clássica ao ponto de, por muito tempo, aparecer em todos os inícios de filmes e desenhos da Disney.

Mickey deixou de ser um simples personagem e passou a ter um espaço guardado no coração de cada fã da Disney, aliás foi a partir dele que ganhamos clássicos animados, parques de diversões temáticos e deixamos a magia do faz de conta entrar em nossos corações e se manter viva mesmo depois de adultos.

Mickey se tornou a representação de uma das maiores produtoras de conteúdo do mundo.

Neste ano, no dia 18 de Novembro, o ratinho completa 90 anos conquistando o coração de crianças ao redor do mundo, trazendo magia, luz e esperança ao coração de cada um que se deixa levar pelas produções que começaram a nascer após sua criação. Trouxemos em comemoração a essa data tão importante algumas curiosidades sobre o mamífero mais famoso do mundo, confira:

No início, o personagem principal de Walt Disney não era Mickey.
E sim Oswald, o coelho sortudo. Walt Disney acreditava que o personagem seria um sucesso, mas em uma viagem para tentar conseguir dinheiro para a produção, os investidores deram uma resposta negativa e, como os direitos autorais do personagem pertenciam a eles, assumiram o controle do personagem.

Reprodução

O nome do personagem não era para ser Mickey Mouse
O nome escolhido inicialmente foi Mortimer! Após a reunião com os investidores de Oswald, Walt Disney e sua esposa voltaram a Los Angeles em um trem onde, Walt passou o tempo criando um ratinho alegre e com grandes orelhas redondas. Lillian, esposa de Walt, achou o nome Mortimer muito pretensioso e sugeriu Mickey. A partir daí, nascia um astro!

Walt Disney e seus desenhos

Nem tudo foi sucesso no começo!
Após criar o personagem, Walt Disney começou a trabalhar imediatamente no primeiro desenho animado de Mickey Mouse: Plane Crazy. O entusiasmo desapareceu quando nenhum distribuidor quis comprar o filme. Em sua segunda tentativa, Walt produziu outro desenho animado mudo intitulado Mickey, The Gallopin’ Gaucho, porém a Warner Bros havia iniciado os filmes falados, e a produção ainda não continha falas.

Mickey durante a primeira animação

As primeiras palavras de Mickey foram…
“Hot Dog! Hot Dog!”, a fala faz parte do curta-metragem The Karnival Kid (1929). Daquele momento em diante, na maioria dos curtas de Mickey durante a Segunda Guerra Mundial foi o próprio Walt Disney que deu voz a Mickey.

Mickey vendendo seus cachorros quentes

Mickey Mouse possui nomes diferentes em alguns idiomas
Apesar do nome Mickey Mouse ser conhecido no mundo todo, em italiano, é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.

Mickey e seu clássico chapéu azul de mágico

Mickey participou da cerimônia do Oscar duas vezes
Em 1998, o personagem subiu ao palco para entregar um envelope ao ator Tom Selleck. Já em 2003, Mickey voltou a aparecer na cerimônia como animação ao lado da atriz Jennifer Garner.

Mickey Mouse em aparição ao Oscar

Mickey Mouse chegou à televisão em 1950
Nesta década, Walt produziu um especial de Natal para televisão chamado “One Hour in Wonderland“. O desenho clássico Relojoeiros das Alturas (1937) também foi apresentado como parte das comemorações de fim de ano.

Walt Disney Archives, Photo Library

Mickey Mouse foi o primeiro personagem de desenhos animados a ser amplamente licenciado
O primeiro livro de Mickey Mouse foi publicado em 1930 e a Ingersoll Watch Company produziu o primeiro relógio do Mickey em 1933

Mickey Mouse em desenho para o Disney Channel

Paula Prata

Estudante de comunicação social com foco em Jornalismo, redatora, apaixonada por musicais, teatro, música, cinema, TV e cultura pop em geral.

Publicidade
Publicidade
/* ]]> */