Vá de Cultura
Publicidade

Estudo mostra que crianças querem mais protagonistas mulheres

A pesquisa foi realizada com meninos e meninas com idade entra 5 e 19 anos e todos expressaram o desejo de maior representatividade feminina em filmes de super-heróis e ficção científica

Publicidade

Um estudo realizado pela BBC America e o Women’s Media Center e publicado pela Variety mostra que crianças querem mais mulheres como protagonistas no cinema.

A pesquisa foi realizada com meninos e meninas com idade entra 5 e 19 anos e todos expressaram o desejo de maior representatividade feminina em filmes de super-heróis e ficção científica.  A pesquisa foi realizada no ano passado com 2.431 meninas e meninos, bem como pais de crianças entre cinco e nove anos de idade.

“Neste momento de mudança social enorme e abrangente, é importante que a televisão e o cinema forneçam uma abundância de papéis e modelos para diversas meninas e mulheres jovens”, disse a presidente do Centro de Mídia para a Mulher, Julie Burton. “Sabemos que a representação é importante, conforme evidenciado por este relatório. Nossa pesquisa descobriu que personagens femininas de ficção científica e super-heróis ajudam a preencher a lacuna de confiança das meninas, fazendo-as sentirem-se fortes, corajosas, confiantes, inspiradas, positivas e motivadas. ”

O estudo também mostrou que meninas tem menos interesse nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Algo preocupante foi constatado: meninas estão menos propensas a se descreverem como confiantes, corajosas e ouvidas, além disso, garotas sentem que têm menos chances do que os meninos de se tornarem líderes em suas carreiras.

Paula Prata

Estudante de comunicação social com foco em Jornalismo, redatora, apaixonada por musicais, teatro, música, cinema, TV e cultura pop em geral.

Publicidade
Publicidade
/* ]]> */