Vá de Cultura
Publicidade

“Beren e Lúthien” de Tolkien, um dos três grandes contos da primeira era, chega ao Brasil

Beren e Lúthien - J.R.R. Tolkien
Beren e Lúthien - J.R.R. Tolkien

“Beren e Lúthien”de J.R.R. Tolkien, ganha versão traduzida em português.

Publicidade

A obra que faz parte dos três grandes mitos e lendas da Primeira Era do Mundo, “Beren e Lúthien”, obra de J.R.R. Tolkien é lançado no Brasil pela HarperCollins. A primeira versão foi lançada em 1916 e posteriormente editada pelo seu filho, Christopher Tolkien. E foi considera um dos principais contos tolkeniano, é um história fundamental na evolução de “O Silmarillion”.

Citada em “O Senhor dos Anéis”, a história narra o romance e a jornada épica de Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma princesa élfica. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se à união e, para permitir o casamento com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada. É este o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthien de roubar uma Silmaril, uma preciosa joia, de Morgoth, o Sombrio Inimigo do Mundo.

Curiosidade

A história do casal é uma das preferidas do próprio autor, que se inspirou em fatos de sua vida na composição do conto. Aos 16 anos, Tolkien se apaixonou por Edith, que mais tarde viria a ser sua esposa. Mas assim como o pai de Lúthien, o tutor de Tolkien não aprovava a relação, de modo que o casal só pôde se casar 5 anos depois, quando ele completou 21 anos e atingiu a maioridade. Após a morte de Edith, Tolkien pediu que fosse inscrito o nome “Lúthien” no túmulo da esposa. E após sua morte, o nome “Beren” também foi gravado em seu túmulo.

Denner Morais

Publicidade
Publicidade
/* ]]> */