Festival de Parintins será transmitido ao vivo pela TV Cultura


O Festival de Parintins, que acontece este ano entre os dias 30 de junho e 2 de julho, será transmitido ao vivo pela TV Cultura para 26 estados e DF.




O Festival de Parintins deste ano, principal festa cultural do estado do Amazonas, será transmitida ao vivo pela TV Cultura. Marcada pela tradicional disputa entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, o evento deve atingir mais de 130 milhões de pessoas de 26 estados e o Distrito Federal.

O tradicional festival folclórico acontece anualmente na cidade de Parintins. As apresentações a céu aberto são realizadas sempre na última semana de junho e a manifestação é uma das mais importantes do calendário cultural popular brasileiro.

Parceria com a TV Crítica

O projeto é fruto de uma parceria firmada entre a TV Cultura e a TV Crítica de Manaus. O objetivo é transmitir a festa para todo o país, fomentando a cultura regional da região norte. Em entrevista ao site Amazonas na Rede, a diretora de programação da TV Crítica, Gisele São Thiago, disse que serão 70 profissionais trabalhando em conjunto na Ilha Tupinambarana para transmitir o festival com excelência.

Festival de Parintins 2017

O Festival de Parintins  acontecerá entre os dias 30 de junho e 2 de julho. Na sexta-feira, dia 30, a programação terá início às 21h30. No sábado, a transmissão começa às 19h30 e no último dia, domingo, às 20h.

Boi Garantido x Boi Caprichoso

A disputa entre o Caprichoso, azul, e o Garantido, vermelho, é uma das mais tradicionais manifestações folclóricas brasileiras. A festa acontece sempre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo) e, durante os três dias, as associações culturais exploram temáticas regionais como as lendas, rituais indígenas e a cultura dos ribeirinhos.

Traçando um paralelo com o carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, o Festival de Parintins, iniciado em 1956, segue a linha das alegorias e fantasias e reúne todos os anos milhares de pessoas.


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!