Documentário ‘O Piano Que Conversa’ mostra diálogos entre instrumentos


O filme dirigido por Marcelo Machado retrata encontros musicais do pianista Benjamim Taubkin e instrumentistas de seis países.




Um documentário diferente, sem entrevistas nem diálogos. Só o som. Em ‘O Piano que Conversa’, longa-metragem de Marcelo Machado, a proposta é uma imersão sonora retratando as conexões humanas por meio da música.

O filme mostra o encontro do pianista Benjamim Taubkin com artistas de países de quatro continentes. Em cada encontro há uma conversa musical. É como se os instrumentos se comunicassem uns com os outros. A estética da música é evidenciada e o som é responsável por imprimir as características culturais dos locais abordados no filme.

A música do mundo

O documentário registra reuniões com músicos do Brasil, Coreia do Sul, Bolívia, Polônia, Israel e Moçambique. Nas cenas, eles interagem com o piano de Benjamim utilizando instrumentos característicos de cada região. Os arranjos das composições também retratam alguns timbres e peculiaridades locais.

Trailer

O Vá de Cultura separou com exclusividade o trailer oficial do documentário. Confira abaixo.

Exibição para o público

A primeira exibição pública de ‘O Piano Que Conversa’ será na mostra competitiva do Festival In-Edit, que acontece em São Paulo entre os dias 13 e 25 de junho. No dia 16 de junho, o filme será exibido no CineSesc, no dia 18 no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), e no dia 23 no Cine Olido.

Além da exibição do longa, o MIS vai promover um bate-papo e um pocket show com o pianista Benjamim Taubkin e músicos convidados, entre eles o palestino Yousef Saif e o brasileiro João Taubkin.

O documentário tem o apoio do Canal Curta! e foi produzido com recursos do Fundo Setorial Audiovisual e da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Deixe seu comentário aqui. Não se esqueça de curtir a página do Vá de Cultura no Facebook e poste suas fotos com a hashtag #euvoudecultura nas redes sociais.


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!