Exposição fotográfica retrata o dia a dia de refugiados haitianos em SP

0
166
Rostos Haitianos
Exposição Rostos Haitianos - Unibes Cultural

Uma exposição fotográfica, que entra em cartaz em São Paulo no dia 9/12, retrata, por meio das lentes do fotógrafo e documentarista Lucca Messer, o dia a dia de uma comunidade de refugiados haitianos, fixada no bairro do Glicério, região central da capital paulsita.

A mostra ‘Rostos Haitianos‘, cuja produção é do haitiano Ocarl Joseph, é gratuita e ficará aberta à visitação na Unibes Cultural até fevereiro do ano que vem.

Sobre a exposição

Segundo o Lucca Messer, a ideia é criar uma série de trabalhos baseada nas comunidades que ainda são ignoradas no Brasil. No caso desta mostra, Messer focou na região central da cidade, o Glicério, que é ponto de encontro dos haitianos devido ao isolamento cultural que eles sofrem.

O fotógrafo acompanhou o dia a dia de homens, mulheres e crianças, por quatro meses. Além de fotografar os momentos, ele conversou com as pessoas e coletou depoimentos, que poderão ser vistos também na mostra. São fragmentos da realidade, da busca por melhores condições e da vida dessas pessoas.

Migração em debate

O assuno ‘imigração’ está atualmente no foco do noticiário e das criações artísticas. Os movimentos migratórios tornaram-se intensos nos últimos tempos devido a conflitos, acidentes naturais e questões econômicas. As alterações na lei de migração brasileira também serviram de mote para estas abordagens.

As próprias instituições culturais de São Paulo receberam neste segundo semestre dezenas de manifestações culturais que falavam sobre o tema, como a mostra fotográfica de Chico Max, com a temática imigração e refúgio, que ficou em cartaz no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e recebeu vários especialistas para debates públicos.

Programe-se

Então anote aí: A exposição ‘Rostos Haitianos’ é gratuita e ficará em cartaz entre os dias 9/12 e 21/2/2018, na Unibes Cultural.

Mostra Rostos Haitianos

Quando: até 21/2/2018
Horário: Todos os dias, das 10h às 19h.
Onde: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo/SP
Preço: Gratuito | #vádegraça

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!