Peça conta a história da humanidade de forma criativa no Caixa Cultural SP


A peça Hominus Brasilis, criada pela companhia de teatro Manual, foi uma das montagens brasileiras mais elogiadas nos últimos anos.


Cena do espetáculo teatral Hominus Brasilis

O espetáculo Hominus Brasilis, em cartaz desde 2014, fala sobre a evolução do Homem de forma irrelevante e divertida, na Caixa Cultural São Paulo

Como diria o músico, “Desde os primórdios, até hoje em dia, o homem ainda faz o que o macaco fazia”. O trecho da letra dos Titãs encaixa direitinho com o espetáculo que está chegando em São Paulo na próxima semana. A peça Hominus Brasilis, criada pela companhia de teatro Manual, foi uma das montagens brasileiras mais elogiadas nos últimos anos.

Sob a supervisão de cena de Julio Adrião, o espetáculo, desde a sua estreia em 2014, vem rodando o país em palcos das capitais e o interior. Nesta curta temporada, o público paulistano terá nova oportunidade de assistir a uma montagem inovadora, com elogios da crítica e do público, o que a fez ser indicada ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Direção, principal láurea dos palcos brasileiros. A entrada é franca e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Ouça a Matéria

A montagem desafia quatro atores: Helena Marques, Matheus Lima, Dio Cavalcanti e Patrícia, a interpretar, em um palco de apenas dois metros quadrados e sem nenhum recurso cênico, fatos marcantes da história da humanidade. O objetivo da limitação do espaço, com figurino neutro e a proposta incomum do cenário é captar a atenção da plateia para a interpretação dos atores, que se utilizam do trabalho do corpo e sonoplastia vocal, para contar fatos importantes da nossa história, do Big Bang até os dias atuais. O resultado é uma apresentação irreverente que dá luz à imaginação, contada de uma maneira leve e criativa.

Sinopse da peça

Desde o Big Bang até hoje em dia, a peça pincela grandes momentos da humanidade e convida o espectador a se emocionar com o surgimento da vida, a extinção dos dinossauros, a expansão marítima da Europa, as grandes guerras e também eventos que marcaram a história brasileira, como a chegada dos portugueses, a escravidão, a ditadura militar e a repentina morte de Ayrton Senna.

Acessibilidade e Democratização do Acesso

No domingo, 3 de abril, a apresentação contará com recurso de audiodescrição para atender o público com deficiência visual. O intuito é expandir e democratizar o acesso.

A Caixa Cultural São Paulo e a Cia de Teatro Manual também realizarão, nos dias 2 e 3 de abril, uma oficina para atores, “Em Busca de um Teatro Manual”. O objetivo é instigar os participantes a pesquisarem as suas principais ferramentas de trabalho: o corpo, a voz, a escuta, a relação com o espaço e os outros integrantes do grupo. Os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo e-mail [email protected].

O espetáculo Hominus Brasilis desembarca na Caixa Cultural São Paulo no dia 31 de março, onde fica em cartaz até o dia 3 de abril. As apresentações ocorrem de quinta a domingo, sempre às 19h15. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria à partir das 9h dos dias de evento.

Hominus Brasilis
Onde: Caixa Cultural São Paulo
Quando: 31 de março a 3 de abril
Horário: Quinta a domingo, às 19h15
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro
Ingressos: #VáDeGraça


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!