Escola de Dança de SP oferece maratona de aulas gratuitas na terça


Serão mais de nove horas de apresentações na Praça das Artes, e todas as atividades são gratuitas e indicadas para todas as idades.


Foto de uma apresentação de dança da Companhia de Balé de São Paulo

Serão mais de nove horas de apresentações de dança na Praça das Artes, e todas as atividades são gratuitas e indicadas para todas as idades.

Na próxima terça-feira, dia 28 de junho, a Escola de Dança de São Paulo realizará na Praça das Artes, uma maratona gratuita de aulas de dança. Será uma mostra aberta de aulas, acrobacias, coreografias e improvisação, que contará com a participação de mais de 370 jovens. O objetivo da ação é compartilhar com quem estiver passando pelo centro de São Paulo a experiência pedagógica e artística vivida no 1° semestre em sala de aula.

A presença do público é parte importante no processo de aprendizado dos alunos, mesmo que apresentado em formato de mostra e aulas abertas”, afirma Susana Yamauchi, diretora da Escola de Dança de São Paulo.

Programação da Mostra de Dança

A mostra terá início às 9h, quando alunos do terceiro ano farão uma demonstração das etapas de composição de uma coreografia. Durante 30 minutos, eles trabalharão a experimentação de movimentos, a imaginação e a compreensão do espaço cênico.  Logo em seguida, das 9h35 às 10h45, as turmas de primeiro ano exibirão algumas acrobacias realizadas dentro das salas de aula como pontes, paradas de mão e estrelas. Os futuros bailarinos são estimulados à prática desses movimentos assim que são aprovados no teste e entram para a escola, durante as aulas da disciplina, chamada: Iniciação à Dança e Jogos e Acrobacias.

No período da tarde, as atividades acontecerão de hora em hora. Às 13h30, os alunos do 8° e 9° ano realizam exercícios de improvisação, acompanhados por músicos. O tema é a ópera-pop: 100 objetos para representar o mundo, de Peter Greenaway, composta em 1970, que narra a história do solitário Thorope que recebe a missão de explicar a Adão e Eva o que a Terra e a humanidade fizeram no último milênio.

Em seguida, as turmas do 5°, 7° e 8° anos exibirão combinações de sequências desenvolvidas nas aulas de balé clássico, além de uma aula comentada de técnica de dança contemporânea e outra de dança moderna.

Já os alunos do 7° ano dançarão um trecho da Coreografia Baque, de Mário Nascimento, às 16h30. A peça demonstra o impacto que os nordestinos sofrem ao migrarem para uma grande cidade. A obra foi escolhida para ser trabalhada durante a aula de repertório. O objetivo é fazer com que o jovem se aproprie das sequências coreográficas e vá além, pesquisando a trajetória do coreógrafo, contexto de criação, interpretação, execução e aprimoramento técnico.

O encerramento da maratona acontece às 17h15 com alunos do 6º e 7º ano apresentando movimentos extraídos das aulas de composição. A iniciativa é para estimular a noção de tempo e espaço, dois temas recorrentes da dança.

Anote na agenda

É uma programação para o dia todo, e uma verdadeira oportunidade para quem gosta de dança, tanto para praticar como para prestigiar. E vale lembrar que toda essa programação é gratuita. Então anote aí na sua agenda e dê uma passada lá na Praça das Artes nesta terça.

Maratona de Aulas de Dança
Quando: 28 de junho
Horário: Das 9h às 18h30
Onde: Praça das Artes
Endereço: Avenida São João, 281 – Centro (abre uma nova aba)
Ingressos: #VáDeGraça
Local acessível: Sim


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!