Livro traz 200 imagens em alta resolução do estado de São Paulo no século XX


A publicação reúne uma seleção de fotografias de diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica de São Paulo




Em dezembro, a Fundação Energia e Saneamento lançará “São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento”. A publicação reúne uma seleção de fotografias de diferentes lugares, pessoas, cenários e momentos de relevância histórica de São Paulo. A ideia é apresentar registros do Estado no século 20, um período de transformação da sociedade marcado por intenso processo de urbanização e industrialização.

Da diversidade dos 41 fundos e coleções do acervo da Fundação Energia e Saneamento, foi possível realizar a seleção das 200 imagens presentes no catálogo. Somente de documentos iconográficos, a instituição detém aproximadamente 260 mil itens.

Dividido em três capítulos, o livro reúne, em sua primeira parte, “São Paulo em movimento”, imagens da capital, do interior e do litoral paulista no início do século 20, como também registros dos conflitos que marcaram o Estado, como a Revolução de 1924 e de 1932.

No capítulo dois, “Paisagens Urbanas”, ganham espaço a arquitetura e a estética das edificações do interior e da Capital do Estado, fruto das transformações ocasionadas pela urbanização e industrialização de São Paulo.

No último capítulo, “Energia”, o público terá a oportunidade de refletir sobre essas transformações sob a ótica do setor energético, com uma seleção que também procura destacar a figura do trabalhador nas grandes obras e na manutenção dos serviços de eletricidade, tão essenciais para as mudanças que influenciariam, para sempre, a vida em sociedade.

A data de lanamento do livro e o valor final de venda ainda não foram definidos, mas você pode acompanhar esta postagem e ficar por dentro das novidades curtindo a página do Vá de Cultura no Facebook.

São Paulo em 200 imagens: acervo fotográfico da Fundação Energia e Saneamento
Editora: Fundação Energia e Saneamento
156 páginas


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!