Confira 6 dicas que você precisa saber sobre o que comer durante o ENEM


As provas do ENEM acontecem no próximo final de semana, dias 24 e 25 de outubro. Confira dicas importantes sobre o que colocar na lancheira para a prova




No próximo final de semana, nos dias 24 e 25 de outubro, milhões de brasileiros estão inscritos para fazer o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova cheia de desafios e que exige muito da atenção do candidato.

Para manter um bom funcionamento do cérebro no dia do vestibular é preciso uma combinação de água, proteínas e carboidratos, garantindo, durante a realização do exame, um excelente rendimento!

E para esse grande dia não devemos deixar de pensar na nossa alimentação, que pode influenciar muito no nosso desempenho durante a prova. É importante planejar a “lancheira”, escolhendo alimentos que possam fornecer os melhores benefícios.

É preciso ficar atento com alguns erros alimentícios, cometidos pela maioria dos candidatos, como por exemplo o consumo do chocolate e outros alimentos com glicose em excesso. O açúcar se torna um vilão pois, é mais fácil de absorver  e, por isso, pode provocar a chamada “hipoglicemia de rebote”, fazendo com que o organismo absorva rapidamente a substância e cause uma espécie de ressaca, comprometendo a sua concentração.

Veja  alguns itens indicados para consumo no dia do exame:

Fontes de carboidratos: biscoitos salgados, pão integral, barra de cereal não muito doce, frutas , frutas secas (se o candidato for acostumado a consumi-las), torradas salgadas tipo grissini, cereal matinal, bolo caseiro.

Fonte de proteínas: queijo processado tipo polenguinho, iogurte, achocolatados em caixinhas pequenas, bebidas de soja, pasta de amendoim.

A hidratação

Outro grande erro dos vestibulandos é descuidar da hidratação. A desidratação pode causar fadiga, baixo rendimento mental e sonolência. Por isso, uma garrafinha de água também deve ser inclusa na lancheira, 500 ml para tomar durante as cinco horas de prova já é eficaz. Muita água pode acarretar na necessidade de ir várias ao banheiro, pense nisso! Se você for um consumidor assíduo de cafeína deve reforçar a hidratação, pois é uma substância desidratante, assim como o álcool, lembrando que este deve ficar fora dos planos.

Prepare-se imaginando que você é um atleta, cuidando de todo o conjunto do seu corpo, desde o sono até o cuidado físico.

Intervalos

Como organizar os intervalos para comer? Aqui vão duas sugestões:

Uma parada para o lanche;
Ir beliscando enquanto responde as questões;

A escolha entre uma das opções acima levando em conta como seu corpo  reage ao esforço. Caso seu rendimento para responder as questões esteja caindo, vale a pena comer alguma coisa e retomar a atenção em seguida.

Na hora de separar os alimentos pense em quantidades que facilitem na escolha da estratégia, como um único lanche ou em beliscadas durante a prova. Caso leve alimentos perecíveis lembre-se de consumi-los primeiro.

Mastigue bem

Se você tem o hábito de mastigar coisas para dar uma aliviada na ansiedade leve chicletes, sem açúcar, ou até mesmo as tradicionais mini cenourinhas.

No dia anterior…

A refeição que antecede o período da avaliação também é de extrema importância, é melhor não inventar, ou conhecer novos pratos nessas datas. Frutos do mar e maionese preparada fora de casa são exemplos de alimentos que devem ser evitados.

6 dicas  que você não pode esquecer!

1. Jamais vá fazer a prova de estômago vazio!

Mesmo que você não goste de comer quando esta ansioso, é melhor fazer uma refeição leve, para não deixar de fornecer energia para seu corpo.

2. Atenção no que comer para evitar a preguiça e o desconforto  

Refeições pesadas, gordurosas e com muito sal devem ser descartadas neste dia, pois precisam de muita energia para a digestão, o que pode causar sonolência e desconforto . 

3. Para evitar a pressão baixa

O calor é o maior problema para quem sofre de pressão baixa, portanto, tomar muita água é importante para evitar passar mal. A alimentação também está relacionada e algum tipo de biscoito que contenha sal pode ajudar nesses casos.

4. Dor de barriga quando está nervoso

Isso é comum quando estamos ansiosos, então o melhor é prevenir, evitando consumir alimentos como mamão, leite, ameixa, uva e alguns iogurtes. Escolha os opostos como maçã, banana, limão, batata.

5. Para beber durante a prova, prefira água

Bebidas com açúcar (refrigerantes e sucos) são de fácil digestão e logo estimulam a fome, o que pode incomodar e tirar sua atenção.

6- Deixe o chocolate para outro dia 

Chocolate é “muuuito” bom mas, troque-o por barras de cereais ou por frutas durante o vestibular, como é rico em gordura, pode causar moleza , ansiedade e diminuir sua atenção.

Bom, a melhor alternativa é uma refeição repleta de carboidratos e proteínas, nada em exagero ou excesso de gordura, faça apostas tradicionais .

Bom apetite e boa prova!

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