Curiosidade gastronômica leva 70% das pessoas aos Food Trucks


Que a tendência dos Food Trucks chegou para ficar não é novidade. Um estudo da Eventbrite Brasil, maior plataforma global de gerenciamento de eventos


Que a tendência dos Food Trucks chegou para ficar não é novidade. Um estudo da Eventbrite Brasil, maior plataforma global de gerenciamento de eventos, ouviu mais de 500 pessoas sobre o assunto e 70% delas disseram que aproveitam os Food Trucks gourmet como uma opção na crise para conhecer novas culinárias, como por exemplo, as internacionais (mexicana, tailandesa, italiana, japonesa etc).

Os respondentes apontaram que preferem os Food Trucks também como alternativa para substituir o jantar e que gastam uma média de R$ 30,00 por refeição. 90% declararam ter a intenção de frequentar os espaços dos “caminhões de comida” ainda este ano.

Seguindo a tendência de pesquisa anterior, também realizada pela Eventbrite, a maioria das pessoas que responderam às perguntas tem idade entre 21 a 29 anos, são os chamados Millennials ou Geração Y (nascidos entre a década de 1980 e os anos 2000, com idades agora entre os 16 e 36 anos). No primeiro questionário, sobre o comportamento de consumo dessa faixa etária, foi constatado que para esses jovens a felicidade não está concentrada em bens materiais ou a status na carreira, pois 78% preferem gastar dinheiro com uma experiência ou evento, em vez de comprar algo desejável. 55% afirmaram estar gastando mais do que nunca com eventos e experiências ao vivo.

Principais conclusões e percepções do recente estudo sobre Food Trucks:

43% têm preferência por Food Trucks em eventos

Neste recente estudo, realizado praticamente com pessoas da mesma faixa etária que respondeu ao questionário anterior (Millennials), 43% manifestaram a preferência de que eventos tenham os Food Trucks como opção de alimentação. Além disso, 63% deles pensam que essa opção dá um ar mais moderno para as experiências ao vivo.

88% preferem Food Trucks em festivais e shows

A maioria dos entrevistados acredita que essa opção combina mais com festivais e shows por sua praticidade, originalidade, ar moderno e cool.

63% querem eventos culturais

Nesta parte do questionário, os respondentes apontaram que é importante ter no espaço em que se encontram os Food Trucks apresentações culturais com música, DJs ou apresentações teatrais e de dança.

45% frequentam ocasionalmente

Quase a metade respondeu que frequenta os Food Trucks ocasionalmente (apenas em eventos ou quando passam por uma pracinha ou feira gastronômica, de preferência ao ar livre), mas 90% tem a intenção de frequentar os espaços ainda em 2016.

64% substituem o jantar

O jantar é a refeição favorita para experimentar as opções gourmet dos Food Trucks, segundo os entrevistados. Além disso, 70% preferem os que oferecem culinária internacional.

49% gastam até R$30

Quase metade das pessoas que responderam ao questionário disse que gasta em média de R$20 a R$30 com osFood Trucks.

62% encontram os Food Trucks no Facebook

Mais da metade disse ser o Facebook sua principal fonte de informação para encontrar os espaços e opções dos “caminhões de comida”, navegando pelas timelines de amigos e páginas espalhadas pelo universo da rede social.

Eventbrite – Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada de forma online no Brasil, entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março de 2016, com total de 500 participantes com idades entre 21 e 29 anos, por meio do serviço Survey Monkey.

Paulistano, formado em fotografia, trabalhando na área desde 2006, hoje diretor de audiovisual do Vá de Cultura, amante de esportes, artes e cultura.

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