Praça das Artes retoma agenda de exposições com duas mostras gratuitas


As duas exposições trazem à tona o significado e a arquitetura do complexo cultural Praça das Artes, construção icônica localizada no centro de São Paulo.


Fotografia da obra Quadra 27, de Nelson Kon

As duas exposições trazem à tona o significado e a arquitetura do complexo cultural Praça das Artes, em São Paulo.

Em junho entram em cartaz duas exposições na Praça das Artes: Concretude Correlata, que vai até 28 de agosto, e Quadra 27, O projeto Arquitetônico da Praça das Artes, que será permanente. Ambas têm entrada gratuita e acontecem na Sala de Exposições e no Foyer do espaço, respectivamente. A curadoria é da direção artística da Fundação Theatro Municipal.

Detalhes sobre as exposições

Quadra 27 reúne reproduções de esboços, desenhos de projeto e fotografias que reconstituem parte da história desta construção arquitetônica. Já Concretude Correlata apresenta um recorte de obras da Coleção de Arte da Cidade e toma como ponto de partida os pressupostos do projeto arquitetônico do complexo cultural. Estarão expostos trabalhos de Caio Reisewitz, Cildo Meireles, João Musa, José Frota, Mariana Galender, Mônica Nador, Luiza Baldan, Luiz Rubello, Paulo Climachauska, Rochelle Costi, Rubens Mano e Valérie Dantas Mota.

A abertura das exposições coincide com o início de um planejamento de programação artística para a Praça das Artes, com as exposições, a música, a dança e seus possíveis cruzamentos, por um viés contemporâneo, com a ocupação de todos os espaços, em especial a Marquise, espaço de livre trânsito para todos, afirma Daniela Avelar, diretora artística da Praça das Artes.

A Praça das Artes

Construção icônica localizada bem no centro da cidade, a Praça das Artes recebeu vários prêmios nacionais e internacionais de arquitetura, entre eles o Prêmio APCA de Melhor Obra de Arquitetura de 2012, o prêmio de Edifício do Ano de 2013 pelo IconAwards, realizado pela Icon Magazine e finalista dos Projetos Impressionantes das Américas, da Mies Crown Hall Americas, em 2014.

Hoje, o local é um complexo cultural dedicado a diferentes expressões artísticas: música, dança, teatro, performances e exposições. É também sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo, além de abrigar grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Criada como extensão das atividades do Theatro Municipal suas características arquitetônicas indicam que sua vocação vai além da música e da dança eruditas. Em contraponto à arquitetura e à tradição do Theatro, a Praça conecta-se à cidade e busca apresentar, principalmente, iniciativas contemporâneas nas artes.

Então, para conhecer um pouco mais sobre a Praça das Artes, incluindo sua arquitetura, em uma linguagem mais artística, basta ir às mostras e prestigiar esses incríveis trabalhos. Vale lembrar que tanto a mostra Quadra 27, quanto a Concretude Correlata, têm entrada gratuita ao público.

Mmostra Quadra  27
Quando: Permanente

Mostra Concretude Correlata
Quando:
Até o dia 28 de agosto

Horário: Segunda a sexta, das 10h às 20h; Sábados e feriados das 10h às 18h
Onde: Praça das Artes
Endereço: Avenida São João, 281 – Centro (abre uma nova aba)
Ingressos: #VáDeGraça
Local acessível: Sim


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!