Descubra o segredo, a beleza e a mensagem por trás do estilo de Frida Kahlo


Força, orgulho e amor próprio eram características relevantes na composição do estilo de Frida Kahlo, representado por suas roupas e assessórios únicos




A vinda da exposição da artista mexicana, Frida Kahlo, para o Brasil, neste mês, gerou uma manifestação de interesses e curiosidades em torno da artista e, mais precisamente da personalidade única de seu estilo.

Até quem não é especialista em seu trabalho artístico a conhece, ou pela familiaridade de seu nome, ou por meio de suas roupas, acessórios e características marcantes.

E é por trás da figura artística que se desvenda o grande segredo da ‘mulher’ Frida Kahlo. No porquê de suas cores, no recorte das formas e na sutileza de suas inspirações, afinal, seu foco artístico era representar os percalços de sua própria imagem.

A mensagem e significado por trás do estilo de Frida Kahlo

Há quem veja os autorretratos de Frida, principal representação de seu trabalho enquanto artista, como pontos prepotentes no sentido de sua obra. Mas desconhecer os reais motivos pelos quais Kahlo os fazia, é supor de forma superficial e, num âmbito de pré-conceito, o real significado de suas manifestações artísticas.

Por meio de sua roupa Frida Kahlo trazia à tona sua força e seu orgulho, ao mesmo tempo em que escondia cicatrizes, emoções e sua fragilidade física. Vítima de um grave acidente de trânsito e dizendo-se atormentada por uma profunda solidão, tomou a si como musa de sua obra, e apoiou em seu estilo a força que faltava ao seu corpo fragilizado.

Quais peças compunham o estilo de Frida Kahlo

As joias, os penteados, os aromas e cores, as blusas, saias e xales, são como peças de um quebra-cabeças que, unidas, representam a personalidade completa e única de Frida Kahlo. É por meio dessa expressão que Frida trazia, em si própria, o amor pela cultura mexicana.

Mas seu legado não abrange somente a cultura, pois, ao mesmo tempo em que seu trabalho artístico serviu de gatilho para a indústria cultural, no decorrer das décadas, seu apelo pela própria valorização e, principalmente, pela forma como ela o fez, serve de inspiração à figura feminina em meio à sociedade contemporânea. Não por acaso, Fria Kahlo é reconhecida hoje como exemplo de força e inspiração para todas as mulheres.

Para explicar a beleza de Frida Kahlo, em detalhes, o site www.stylight.com.br fez uma homenagem ao estilo da mexicana, em forma de infográfico. O material está disponível no artigo intitulado: O Estilo de Frida Kahlo. Vale à pena conferir.

E você? Se identifica com a figura polêmica de Frida Kahlo? Qual aspecto da artista mais lhe agrada? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo!


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!