Exposição com obras de Oswaldo Vigas chega ao MAC USP no sábado


O grande nome da arte latino-americana, Oswaldo Vigas, terá suas obras expostas no Brasil, mais precisamente em São Paulo, à partir do próximo final de semana


Foto de Oswaldo Vigas em frente seu quadro

A mostra, que traz 65 obras de Oswaldo Vigas, um dos mais importantes artistas sul-americanos, abre para visitação no dia 2 de abril, e fica em cartaz até o dia 3 de julho

O grande nome da arte latino-americana, Oswaldo Vigas, terá suas obras expostas no Brasil, mais precisamente em São Paulo, à partir do próximo final de semana. A mostra Oswaldo Vigas: Antológica 1943-2013, será inaugurada no sábado, dia 2 de abril, e ficará disponível para visitação no Museu de Arte Contemporânea da USP, de forma gratuita ao público, até julho.

A exposição Oswaldo Vigas: Antológica 1943-2013 apresenta 63 pinturas e 5 esculturas do artista, por muitos considerado um mestre das artes, que representam diversos períodos de seu trabalho. A mostra, que chega ao Brasil este ano, circula por diversos países das Américas, como Chile, Colômbia, México e Estados Unidos.

As obras de Oswaldo Vigas, disponíveis para apreciação, mostram o passar do tempo que sintetiza e dá sentido à sua vivência no continente americano. Elementos da natureza, como minerais, vegetais e animais, são expressados por imagens cosmogônicas, e além de captar a natureza, Vigas se apega, em seu trabalho, à figura feminina, como um vínculo mítico à terra, embasado no fato de ser a mulher, assim como a terra, a origem da vida.

O artista Oswaldo Vigas é considerado figura fundamental na história da arte latino-americana, por ter legitimado o legado cultural da região, mediante a revisão de suas próprias raízes artísticas através do prisma de sua perspectiva global nas artes. Sua obra constitui uma união original entre as raízes culturais do continente latino-americano e as correntes plásticas mais atuais da modernidade.

O trabalho de Vigas abrange a pintura, a escultura, o gravado, a cerâmica e a tapeçaria. O artista teve, ao longo da vida, mais de cem exposições individuais e sua obra está presente em muitas instituições pelo mundo.

A exposição Oswaldo Vigas: Antológica 1943-2013 conta com a curadoria de Bélgica Rodríguez, escritora, historiadora e ex-diretora do Museu de Arte das Américas, que trabalha em parceria com Katja Weitering, que atualmente ocupa o cargo de diretora artística do Museu de Arte Moderna CoBra, em Amsterdã.

Outros importantes nomes das artes completam a equipe, como Imre Kis-Jovak, membro do Conselho Internacional de Museus, ICOM, e do Comitê Internacional de Técnicas do Museu ICAMT. Também integra o time da produção Ana Luisa Dias Leite, encarregada da coordenação da montagem. Ela, dentre seus últimos projetos, fez a montagem da exposição “Art of Another Kind from the Guggenheim Collection” no Museu de Arte Moderna CoBra, inaugurada em abril de 2014

Oswaldo Vigas: Antológica 1943-2013 ficará disponível para visitação gratuita entre o dia 2 de abril, data da abertura da exposição, até o dia 3 de julho, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC USP. Os visitantes poderão conferir a mostra de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Oswaldo Vigas: Antológica 1943-2013
Quando: 2 de abril à 3 de julho
Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h
Onde: MAC USP Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Ingressos: #VáDeGraça


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!