Vá de Cultura

Conhece o Rizomamóvel? Não? Você não sabe o que está perdendo!

Rizomamóvel

Preço: | comprar ingressos |
Data: 10/abr - 15/jul
Horário: Terças, Quartas e Quintas das 19h às 23h45, Sextas e Sábados das 20h às 01h


Rua Rui Barbosa, 269 Bela Vista, São Paulo - SP
Transporte público:
| como chegar |

No concorrido mundo literário, a Rizoma, uma distribuidora de livros independente formada no final de 2016 pelas editoras Autonomia Literária, Elefante e N-1 teve a ideia de lançar o RizomaMóvel, uma livraria móvel dentro de um tradicional ônibus escolar amarelo americano, que está invadindo as ruas de São Paulo.

Um dos responsáveis pelo projeto do Rizomamóvel, Hugo Albuquerque falou que além da venda de livros a iniciativa traz mais independência para as pequenas editoras, acabando com o problema de atravessadores que geram grandes gastos para elas, além de democratizar conteúdos que hoje estão restritos ou à margem de espaços tradicionais.

“O nosso projeto é uma tentativa de contornar o mercado clássico, tradicional do livro, que acaba onerando as pequenas editoras e os profissionais do mundo do livro. É um modo para contornar isso e fazer vendas diretas, de fazer o livro circular, porque as nossas editoras possuem uma proposta muito menos comercial e mais um compromisso com o livro.”

O booktruck funciona como uma loja física da distribuidora do coletivo e de outras editoras parceiras. Além de ser uma plataforma para debates, palestras, oficinas e atividades culturais dentro e nos espaços ao redor do ônibus. Em seu interior, o booktruck conta com um café e estantes modulares, com a possibilidade de se ampliar para áreas externas através de estantes e mesas dobráveis.

Redação