Mostra exibe 10 curtas feitos por alunos do projeto É Nóis na Fita


O evento, que terá a presença da diretora Marina Person, e da idealizadora Eliana Fonseca, tem entrada gratuita ao público




Se você é aficionado por cinema, e gosta de conhecer trabalhos alternativos, filmes estrangeiros, nacionais, e outras criações que não só aqueles clássicos produzidos pela indústria estadunidense, se liga nessa dica.

No dia 18 de fevereiro, vai acontecer em São Paulo a mostra de encerramento da terceira edição do projeto ‘É Nóis na Fita’, curso de cinema gratuito dedicado a jovens com idades entre 15 e 20 anos.

Nessa mostra serão exibidos 10 curtas, produzidos pelos alunos da turma de 2016 do projeto É Nóis na Fita. Além dos filmes dos alunos, será apresentado o curta ‘Almoço Executivo’, da diretora e cineasta Marina Person, que é madrinha da turma do ano passado, e estará presente no evento. A atriz e diretora Eliana Fonseca, que é a idealizadora do projeto, também estará presente.

Processo de criação

O projeto ‘É Nóis na Fita’ rolou por 9 finais de semana seguidos, e nesse período os alunos entraram em contato com técnicas de produção cinematográficas. Cada etapa da produção audiovisual foi ministrada por professores de grandes universidades paulistas.

Eles aprenderam sobre roteiro, direção, fotografia, arte, som, produção e finalização. O ciclo completo da criação de um filme. Agora, eles serão recompensados, e apresentarão à sociedade essas produções, em uma estrutura completa de cinema, com telão e toda qualidade de som que têm direito.

Valorização do cinema nacional

É claro que esse projeto contribui demais para o fomento do cinema brasileiro, principalmente pela conscientização desses jovens sobre o universo do cinema. Mas a grande recompensa, talvez, além da possibilidade de projeção de um curta desses, é ver que a qualidade é tamanha, a ponto de render importantes prêmios.

Dos dez curtas produzidos na edição anterior do projeto, dois foram contemplados com o Prêmio Aquisição, da TV Cultura, no Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Os filmes premiados são ‘Maioridade’, produzido pelos alunos do curso realizado na Escola da Cidade, e ‘Eu Mesma’, feito pelos alunos do curso da Zona Norte.

Inscrição para a edição 2017

Se você têm veia de cineasta, ou curiosidade de aprender a produzir um filme, pode aproveitar o evento para se cadastrar na edição 2017 do curso. As inscrições estão abertas, e terminam no dia 5 de março. As aulas do ‘É Nóis na Fita’ deste ano serão ministradas na Escola Cidade, que fica no Centro da capital paulista, entre os dias 25 de março e 4 de junho.

Programe-se

Pronto para mergulhar nessa nova leva de curtas nacionais? Então anota aí. A mostra de cinema acontecerá no Cinearte 1, Conjunto Nacional, às 10h do dia 18 de fevereiro. A entrada #vádegraça.

E você leitor do Vá de Cultura, gostou dessa dica? Conta pra gente o que achou deixando um comentário aqui no artigo. Não se esqueça de curtir a página do Vá de Cultura no Facebook, e interagir com a gente usando a hashtag #vádecultura nas suas redes sociais.


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!