Documentário inédito sobre Nina Simone será exibido de graça na FAAP


A FAAP exibirá o documentário sobre Nina Simone, de graça para o público, com a presença do diretor Jeff Lieberman, responsável pelo filme




Jeff Lieberman, responsável pelo filme, participará de exibição gratuita e aberta ao público

O Telas Festival exibirá nesta quarta-feira, 11 de novembro, o documentário inédito “The Amazing Nina Simone”. A sessão na FAAP começa às 20 horas, é gratuita e aberta ao público e terá a presença do diretor Jeff Lieberman.

Quem foi Nina Simone?

Conhecida como Nina Simone, Eunice Kathleen Waymon foi uma pianista e cantora conhecida por sua luta pelos direitos civis norte-americanos. A ativista é muito conhecida no meio do jazz, mas trabalhou com diferentes estilos musicais no decorrer de sua carreira, como o pop e a música gospel.

Para que pudesse cantar blues nos bares de New York e Filadelphia sem que seus pais soubessem, Nina adotou seu nome artístico, isso aos 20 anos de idade, enquanto estudava piano. A artista acabou se tornando pianista clássica, mas não teve muito sucesso nos conservatórios. Logo depois, passou a tocar piano em bares, onde deu início a sua carreira, com hits como Feeling Good e Don’t Let Me Misunderstood. Nina trazia as mensagens de direitos civis em suas canções, e suas revindicações passaram a integrar seu repertório.

Em 1990 Nina Simone esteve no Brasil, onde gravou a canção Pronta pra cantar (Ready to sing), com Maria Bethânia. Seu último show foi em 1997. Nina morreu enquanto dormia, após anos de luta contra um câncer de mama.

O Responsável pelo filme que será exibido na FAAP, Lieberman conversará com o público sobre sua obra, que conta a história da cantora de jazz Nina Simone, abordando não apenas a carreira musical como a vida pessoal e mostrando detalhes de seu engajamento político na luta por direitos civis nos Estados Unidos.

A programação completa do Telas Festival está no site do evento. Para outras informações e programações Curta a Página do Vá de Cultura no Facebook clicando aqui.

 


Gostou do artigo? Então deixe um comentário!