Vá de Cultura
Publicidade

Central do Brasil comemora 20 anos com exibição em São Paulo

Filme de 1998 foi um marco para o cinema nacional e uma memória para a história do país.

Publicidade

Exibição "Central do Brasil" - 20 anos

Preço: A partir de R$10,00 | comprar ingressos |
Data: 30/out
Horário: Terça-feira às 21h

Espaço Itaú de Cinema - Augusta
R. Augusta, 1475 - Cerqueira César, São Paulo - SP
Transporte público:
| como chegar |

Há quase 20 anos o cinema brasileiro conquistava uma das maiores honras do cinema internacional: com o filme “Central do Brasil”, o cinema nacional concorria pela última vez ao Oscar na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”. Além disso, a atriz Fernanda Montenegro concorria o prêmio de “Melhor Atriz” na premiação, chegar no nível cinematográfico máximo fez de “Central do Brasil” um dos maiores sucessos do cinema nacional.

O filme lançado em 1998 conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma senhora que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, que decide ajudar um garoto a encontrar seu pai após o atropelamento de sua mãe. A trama mostra a dupla rodando o Nordeste de ônibus enquanto as tradições centenárias do sertão passam a conviver com as mudanças aceleradas que o país sofria.

Além de ser o último filme a concorrer um Oscar, Central do Brasil chega em um momento onde o cinema brasileiro retoma a produção após uma longa pausa causada pelo governo Collor. Além do roteiro, o diretor  Walter Salles faz questão de contextualizar através do longa a situação do país na época. O Brasil tentava encontrar sua própria identidade após uma crise econômica causada por uma ditadura militar.

A genialidade de colocar esse contexto tanto na história do garoto sem os pais, quanto na viagem da dupla, transformou o longa em uma obra prima obrigatória do cinema nacional.

Infelizmente, o filme não ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, tão pouco Fernanda Montenegro levou o de Melhor Atriz, entretanto foi um marco para o cinema nacional e uma memória para a história do país.

Comemorando os 20 anos, o filme ganha uma exibição especial restaurada na 42° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com o diretor Walter Salles, a atriz Fernanda Montenegro que interpretou Dória e o ator Vinicius de Oliveira que interpretou o garoto Josué, os ingressos poderão ser adquiridos online quatro dias antes da sessão.

Paula Prata

Estudante de comunicação social com foco em Jornalismo, redatora, apaixonada por musicais, teatro, música, cinema, TV e cultura pop em geral.

Publicidade
Publicidade
/* ]]> */