Libras: Pinacoteca de SP tem contação de histórias de graça para surdos

0
504
Pinacoteca de SP
Contação de Histórias em Libras - Pinacoteca de São Paulo.

A Pinacoteca de SP realizará no sábado, 26 de agosto mais uma edição da Contação de História em Libras – Língua Brasileira de Sinais. A narrativa, liderada pela educadora surda Sabrina Denise Ribeiro e pela intérprete de Libras Amanda Lioli, será construída a partir da obra O Tempo, 1925, de Henrique Bernardelli, em exposição na mostra ‘Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo’.

Pinacoteca de SP para todos

A atividade gratuita tem duração média de 30 minutos, será realizada na Sala 04 – A Academia no Fim do Século, e é aberta a todos os públicos, surdos ou ouvintes.

A linguagem de sinais

A sigla Libras, que quer dizer Linguagem Brasileira de Sinais, e é a linguagem oficial utilizada pelos surdos no Brasil. Pouca gente sabe, mas grande parte dos deficientes auditivos não é alfabetizada na língua portuguesa, mas em Libras.

Em mídias acessíveis, filmes e alguns programas de televisão, é comum vermos aqueles quadrinhos no canto da tela, com um tradutor fazendo gestos. Ele está falando em Libras. Aqui mesmo, no Vá de Cultura, há uma opção de tradução do conteúdo escrito para Libras, por meio da ferramenta Hand Talk, que pode ser acessada pelo ícone azul à direita da tela.

No início dos anos 2000 a linguagem foi oficialmente reconhecida pela legislação brasileira, por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

Programe-se

Contação de Histórias em Libras

Quando: 26/8
Horário: 15h
Onde: Pinacoteca de São Paulo
Endereço: Praça da Luz, 2 – Centro
Ingressos: Gratuitos | #vádegraça

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!